Diretrizes para dossiê

A revista Via Litterae, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias da UEG, aceita submissões de dossiês temáticos que reúnam pesquisas de diferentes Programa de Pós-Graduação do país, em interação com universidade internacionais, com foco nas áreas de linguagem e literatura. As propostas podem partir de pesquisas nessas mesmas áreas ou de campos que mantenham com elas conexões interdisciplinares.

A Revista adota duas modalidades de chamadas para publicação de dossiês temáticos:

1)  Dossiê organizado pela Equipe Editorial da Revista

2)  Dossiê proposto e organizado por pesquisadores/as da comunidade acadêmica, com titulação de doutor

Juntamente com o dossiê, a Revista poderá publicar artigos de temáticas livres em conformidade com a sua linha editorial.

O dossiê temático deverá seguir as seguintes diretrizes gerais:

  1. Apresentar um mínimo de oito e um máximo de doze artigos, excetuando as demais seções que compõem ordinariamente a Revista.
  2. Os artigos, preferencialmente, deverão apresentar diversidade regional e serem todos resultantes de pesquisa sobre a temática em questão.
  3. A revista considera conveniente que haja, pelo menos, um dos artigos de autoria estrangeira, não sendo, porém, uma demanda indispensável.
  4. Artigos de autores/as ligados à UEG não poderão ultrapassar 50% do total de artigos aprovados.
  5. Os artigos deverão ter relação direta com a temática do dossiê de modo a contribuir para o aprofundamento do tema, quer pela diversidade de abordagem teórico-metodológica, quer pela diversidade de recorte temporal e de escala espacial em que o tema foi estudado.
  6. Todos os artigos deverão cumprir integralmente as Diretrizes para autores, obedecendo, inclusive, ao número de páginas, mínimo e máximo.
  7. Serão aceitos artigos em português e nos idiomas espanhol, francês e inglês, devidamente revisados por especialista na língua.
  8. Os artigos devem ser submetidos pelo Sistema da Via Litterae e passará pelos trâmites regulares de submissão online podendo, portanto, ser aprovado, ou não, para compor o dossiê.
  9. Os artigos submetidos para compor um dossiê temático passarão pelo processo regular de avaliação cega por pares.
  10. Artigo que, tendo sido aprovado para publicação, for julgado impertinente para compor o dossiê poderá integrar a seção de artigos livres.
  11. É permitido que cada membro da equipe de organização do dossiê submeta apenas um artigo para o número temático.

Pessoas interessadas em organizar um dossiê deverão submeter uma proposta prévia, que será avaliada pela Equipe Editorial da Revista (via.litterae@ueg.br), cabendo unicamente a ela as decisões sobre o assunto.

A proposta dever ser apresentada com pelos menos ano de antecedência à provável publicação, e deve conter:

  1. Apresentação do dossiê, explicitando argumentos que justifiquem sua pertinência científica e importância social para a realidade brasileira;
  2. Ser organizada por dois membros, de preferência vinculados a diferentes instituições nacionais e/ou internacionais;
  3. Um minicurrículo de cada proponente;
  4.  Uma previsão sobre o número mínimo de artigos do dossiê;
  5. Indicação de autores/as, com suas respectivas filiações institucionais, que possivelmente participarão do dossiê.

 A Equipe Editorial acompanhará e dará todo o suporte necessário à organização, durante todas as etapas de preparação do dossiê, se responsabilizando pela conferência final de todo o material antes da publicação.