Educação Linguística e Repertórios Culturais da Sociedade Contemporânea

  • Jeni Silva Turazza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).
  • Dieli Vesaro Palma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).
Palavras-chave: Educação linguística. Ensino de língua materna. Formação de professores. Cultura. Ideologia.

Resumo

Este artigo se refere a um recorte temático de uma pesquisa mais ampla que, desenvolvida no campo da Educação Linguística, busca discutir pelo marco histórico da formação da sociedade moderna, o Projeto Pedagógico orientador e ordenador de propostas didáticas a serem planificadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio, em todo o território nacional brasileiro. Ele está focalizado como um Projeto Global – cuja ancoragem no Continente Europeu está registrada na Carta de Bolonha /1989 e, no Continente Sul-Americano, no Brasil, na  LDB/1996.Nesse sentido, o trabalho coloca em foco um conjunto de reflexões que facultam melhor compreender as dificuldades que perpassam a formação de professores para cumprir os objetivos a que tal projeto se propõe a atingir. Busca ainda explicitar não só questões de caráter político, mas também científicas implicadas na formação de professores de língua materna. Dentre elas, apontam-se aquelas referentes às dificuldades de complementação de propostas didáticas, o que inviabiliza a planificação do referido Projeto, por docentes que não sentem sob os seus pés o solo cultivado pela cultura local.

 

Biografia do Autor

Jeni Silva Turazza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).

 

 

Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP).

Como Citar
Turazza, J., & Palma, D. (1). Educação Linguística e Repertórios Culturais da Sociedade Contemporânea. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 3(1), 61-80. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5351
Seção
Linguística