Educação Linguística e a Variação Linguística

Resumo

O tema deste trabalho busca relacionar a Educação Linguística, proposta pelo Grupo de Pesquisa em Educação Linguística da PUC-SP (GPEDULING), e a presença da variação linguística no ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Ele tem por objetivos focalizar a variação linguística no contexto da História da Linguística, caracterizar a Língua Portuguesa e o seu ensino nos séculos XIX e XX e apresentar considerações sobre as possibilidades de ensino da variação linguística na escola. O texto está dividido em três parte, além das considerações iniciais e finais.

Biografia do Autor

Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/1645611025003910

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0001-6699-0789

E-mail: dieli@uol.com.br

Mara Rubia Neves Costa Fanti, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/5543857292651718

Orcid iD: www.orcid.org/0000-0001-5874-182X

E-mail: fantimara@gmail.com

Carolina de Sousa Campos Sento Sé, Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)

Mestranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Lattes iD: www.lattes.cnpq.br/3791577345789854

Orcid iD:  www.orcid.org/0000-0002-4482-4875

E-mail: carolina.scss@gmail.com

Publicado
2020-06-30
Como Citar
Palma, D., Fanti, M. R., & Sento Sé, C. (2020). Educação Linguística e a Variação Linguística. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 12(1), 52-69. https://doi.org/10.5281/zenodo.4619982
Seção
Dossiê temático