INDETERMINAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE, PENSAR FIGURADO E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA *

Autores

  • Dieli Vesaro Palma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Jeni Silva Turazza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Palavras-chave:

Indeterminação. Intertextualidade. Raciocínio analógico. Educação Linguística. Pedagogia da Leitura.

Resumo

Este trabalho focaliza a intertextualidade, estabelecida por leitores reais, em um evento social de leitura como fator ligado à indeterminação. Objetiva mapear as figuras da intertextualidade utilizadas na construção da significância do poema e verificar as marcas do pensar figurado, sobretudo a analogia, presentes nas ligações intertextuais pelo uso de protocolo em grupo.Visa ainda a discutir como a metodologia utilizada na coleta de dados pode ser um caminho estimulante para a renovação da Pedagogia da Leitura, uma das vertentes da Educação Linguística.

Biografia do Autor

  • Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Este trabalho é uma versão revista e ampliada de comunicação apresentada no INPLA 9, em Simpósio do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), liderado pelos professores Mara Sophia Zanotto e Heronides Maurílio de Melo Moura, grupo do qual a professora Dieli Vesaro Palma é pesquisadora.
    ** Professoras do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
  • Jeni Silva Turazza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Este trabalho é uma versão revista e ampliada de comunicação apresentada no INPLA 9, em Simpósio do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), liderado pelos professores Mara Sophia Zanotto e Heronides Maurílio de Melo Moura, grupo do qual a professora Dieli Vesaro Palma é pesquisadora.
    ** Professoras do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

INDETERMINAÇÃO, INTERTEXTUALIDADE, PENSAR FIGURADO E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA *. (2009). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 1(1), 23-43. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4495