José desce aos infernos: representação contemporânea do mito clássico em Todos os Nomes, de José Saramago

Autores

  • Émile Cardoso Andrade Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Este artigo investiga as relações entre o romance de José Saramago intitulado Todos os nomes e a atualização do mito clássico da descida aos infernos. Romance publicado pela primeira vez em 1997, a vigorosa narrativa aliada à sensibilidade própria do autor conseguem representar as singularidades existenciais do sujeito contemporâneo fixando-se na história individual de José, um homem comum como todo personagem da literatura atual cuja aventura é marcada pelo irrisório e íntimo universo dos desejos e da subjetividade. Assim como outros romances do escritor português que retomam mitos e figuras emblemáticas da cultura ocidental (O Evangelho segundo Jesus Cristo, A caverna e Caim), Todos os nomes possui também um diálogo com o mito clássico do herói que desce aos infernos e abre espaço para uma interpretação que relaciona este intercâmbio com a própria estrutura da narrativa contemporânea.

Biografia do Autor

  • Émile Cardoso Andrade, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Docente efetiva do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG – Formosa).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

José desce aos infernos: representação contemporânea do mito clássico em Todos os Nomes, de José Saramago. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 397-412. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2613