GRUPO DE ESTUDOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Roger Ruben Huaman HUANCA UEPB
  • Marcos Antônio Petrucci de ASSIS UEPB

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de formação continuada situada no âmbito de um grupo de estudos, constituído de vinte (20) professores que lecionam matemática no Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras/PB, no ano de 2017. A pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições que um grupo de estudos, pode trazer para professores de matemática do Ensino Fundamental II que pretendem ensinar matemática através da Resolução de Problemas. Como referencial teórico para o presente trabalho adotou-se o Grupo de Estudos no contexto da formação continuada do professor e a Resolução de Problemas como metodologia. A investigação, de cunho qualitativo, se desenvolveu na modalidade pesquisa colaborativa. Os instrumentos utilizados para coleta e tratamento dos dados foram registros em áudio e vídeo dos encontros, registros escritos pelos participantes, diário de campo do pesquisador, entrevistas e problemas propostos pelo pesquisador e pelos integrantes do grupo. Buscou-se desenvolver uma proposta de formação que contemplasse a voz dos professores e em consonância com o propósito de estimular a colaboração, além da cooperação no grupo. Os encontros ocorreram em dois momentos: um inicial com leituras e posterior discussão para aprofundamento teórico e outro momento de trabalho com conceitos matemáticos através da resolução de problemas, sempre apoiados na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para este artigo são apresentados recortes de dois episódios dos dez encontros que aconteceram no decorrer da pesquisa. Os resultados da pesquisa indicaram que a referida metodologia, trabalhada no grupo de estudos, permitiu ao grupo a (re)construção de alguns conceitos matemáticos ao trabalhar partindo de problemas. Cabe destacar que os professores ressignificaram o seu conhecimento matemático e a capacidade de relacionar os diversos conteúdos para um ensino eficaz de matemática. Foi observado, também, que as reuniões do grupo foram oportunidades onde puderam discutir coletivamente, apoiados por seus pares, inquietações oriundas de sua prática em busca de compreensão e possível transformação, por meio do compartilhamento de saberes e experiências. Cumpre ressaltar que a postura colaborativa esperada no grupo não atingiu sua plenitude, motivo pelo qual fatores limitantes serão removidos com a continuidade das ações do grupo.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

GRUPO DE ESTUDOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:: POTENCIALIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 71–98, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8356.. Acesso em: 15 ago. 2025.