HISTÓRIA EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DISCURSO ECOLÓGICO EM A SAGA DO MONSTRO DO PÂNTANO DE ALAN MOORE
Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Movimento ambientalista, Análise Semiótica, Monstro do Pântano, Educação Ambiental.Resumo
RESUMO
As histórias em quadrinhos, desde sua gênese, incorporam no seio de seus universos ficcionais grande influência da conjuntura política, econômica e social contemporâneas, se apresentando como produtos de seus contextos históricos. Isso também ocorreu com o debate ecológico, que ganhou força junto aos ideais do movimento de contracultura na década de 1960. Com o tempo nasce e organiza-se o Movimento Ambientalista e surge a necessidade urgente de uma Educação Ambiental que possa conscientizar a população mundial sobre a importância dessa temática para a existência da própria humanidade. Este artigo tem como intuito realizar um breve histórico sobre o processo de surgimento das histórias em quadrinhos com foco na inserção das críticas sociais e dos debates políticos como temas chave e o fortalecimento do discurso ecológico e do movimento ambientalista. Utilizando os pressupostos da semiótica de Charles Sanders Peirce foi realizada a análise da história em quadrinho A Saga do Monstro do Pântano enfocando a discussão de cunho ambiental presente na história, fazendo uma relação das perspectivas pessoais das personagens com os conceitos de representação social do meio ambiente, muito usado na educação ambiental. Como resultados aponta-se o grande potencial pedagógico da história em quadrinho em questão para abordar temas relacionados à preservação, ecologia e meio-ambiente no cotidiano de sala de aula.