HISTÓRIA EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DISCURSO ECOLÓGICO EM A SAGA DO MONSTRO DO PÂNTANO DE ALAN MOORE

Autores

  • Willian Prestes Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Alves Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Hylio Laganá Fernandes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Movimento ambientalista, Análise Semiótica, Monstro do Pântano, Educação Ambiental.

Resumo

RESUMO

As histórias em quadrinhos, desde sua gênese, incorporam no seio de seus universos ficcionais grande influência da conjuntura política, econômica e social contemporâneas, se apresentando como produtos de seus contextos históricos. Isso também ocorreu com o debate ecológico, que ganhou força junto aos ideais do movimento de contracultura na década de 1960. Com o tempo nasce e organiza-se o Movimento Ambientalista e surge a necessidade urgente de uma Educação Ambiental que possa conscientizar a população mundial sobre a importância dessa temática para a existência da própria humanidade. Este artigo tem como intuito realizar um breve histórico sobre o processo de surgimento das histórias em quadrinhos com foco na inserção das críticas sociais e dos debates políticos como temas chave e o fortalecimento do discurso ecológico e do movimento ambientalista. Utilizando os pressupostos da semiótica de Charles Sanders Peirce foi realizada a análise da história em quadrinho A Saga do Monstro do Pântano enfocando a discussão de cunho ambiental presente na história, fazendo uma relação das perspectivas pessoais das personagens com os conceitos de representação social do meio ambiente, muito usado na educação ambiental. Como resultados aponta-se o grande potencial pedagógico da história em quadrinho em questão para abordar temas relacionados à preservação, ecologia e meio-ambiente no cotidiano de sala de aula.

Biografia do Autor

  • Willian Prestes Oliveira, Universidade Federal de São Carlos
    Graduando em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Aparecida Alves Silva, Universidade Federal de São Carlos
    Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Sorocaba (2013). Experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, atuado em Projetos de Alfabetização durante o período da graduação. Atualmente, atua nos anos finais do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e ingressante no Mestrado em Educação na UFscar-Sorocaba (2015), na linha de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas
  • Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos
    Prof. Dr. Hylio Laganá Fernandes é licenciado em Ciencias Biológicas pela USP São Paulo (1989), mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP São Paulo (1997) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado do departamento de Ciencias Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos; docente do Programa de pós-graduação de Mestrado em Educação (PPGEd - Sorocaba - UFSCar)

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

HISTÓRIA EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O DISCURSO ECOLÓGICO EM A SAGA DO MONSTRO DO PÂNTANO DE ALAN MOORE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 242–264, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4658.. Acesso em: 28 maio. 2025.