HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM ENFOQUE SOBRE A DENGUE NUMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

Autores

  • Hylio Laganá FERNANDES Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Sandra Regina Fré COSTA E. E. Arthur Cyrillo Freire.
  • Marina Lemy KOGA Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, dengue, ensino de biologia

Resumo

A dengue esteve presente há anos no Brasil, porém atingiu proporções epidêmicas nos últimos tempos, principalmente em 2015, em que foram registrados mais de 1,5 milhão de casos no país (BRASIL, 2015). Recursos foram investidos na divulgação da epidemia para que a população reunisse esforços para o combate ao mosquito vetor da doença, e inclusive, muitas escolas vem realizando projetos de conscientização.  Nesse contexto, este estudo buscou analisar como a leitura de uma obra em formato de gibi pode influenciar na compreensão da dengue. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória numa escola pública de Sorocaba-SP, cidade que, em 2015 teve um dos maiores índices de dengue do país. A professora responsável pela disciplina de Biologia dessa escola realizou a leitura de um Gibi que apresenta a dengue numa perspectiva sistêmica com todos os estudantes de ensino médio, e sugeriu como processo avaliativo a confecção de histórias em quadrinhos (HQs) por esses mesmos alunos. Todo o processo foi acompanhado e auxiliado por uma licencianda em atividades de estágio supervisionado, e o material final produzido foi avaliado. Ao observar os elementos abordados nas HQs feitas pelos alunos, verificou-se a presença de certos temas, sendo mais frequentes “modos de prevenção” e “sintomas da doença”; com menor frequência foram citados “tratamento”, “atendimento médico”, “sistema imunológico” e “ciclo de vida do mosquito”; percebeu-se que o gibi, material de apoio utilizado, exerceu relevante influência na mudança de concepção dos alunos, considerando que muitos incorporaram conceitos acerca do sistema imunológico frente à contaminação por vírus da dengue, e explicitaram a dura realidade no atendimento médico. A partir dos resultados, percebeu-se que os temas mais evocados pelos estudantes são justamente aqueles veiculados nas campanhas, e que se mantêm em cerca de um quarto dos alunos o equívoco conceitual de considerar o mosquito como sinônimo de dengue e não como vetor do vírus, que também parece ser decorrente das campanhas, que focam toda a atenção no mosquito e raras vezes mencionam os vírus; como contribuição específica da leitura do gibi tivemos referências ao modo de ação do sistema imunológico humano e reconhecimento de críticas ao atendimento médico no sistema de saúde público. Fica claro, a partir desses resultados, a importância do trabalho educativo para que se tenha uma compreensão mais completa dessa doença, no sentido de superar a visão fragmentada originada pelas campanhas de prevenção, que não possibilitam a tomada de ações conscientes pela população.

Biografia do Autor

  • Hylio Laganá FERNANDES, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Docente na Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências Humanas e Educação. 

     

  • Sandra Regina Fré COSTA, E. E. Arthur Cyrillo Freire.
    Docente na E. E. Arthur Cyrillo Freire.
  • Marina Lemy KOGA, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
    Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM ENFOQUE SOBRE A DENGUE NUMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 43–55, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4660.. Acesso em: 6 maio. 2025.

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