A ESCOLA ENTRE O PASSADO E FUTURO

O PROBLEMA DO MAL-ESTAR DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v21i02.10902

Palavras-chave:

Mal-estar docente, contemporaneidade, representações sociais, escola

Resumo

Abordamos a questão do mal-estar docente a partir da produção de sentidos presentes nas representações sociais de professores de uma cidade próxima à capital paulista. Abordou-se o tema a partir do contexto da escola contemporânea dentro de uma perspectiva sociológica, cuja intenção consistiu em apresentar uma breve retrospectiva do sistema escolar a partir da segunda metade do século XX. Tratou-se a questão do mal-estar vinculando-o à noção de contemporaneidade, justamente pelo caráter obscuro e incapturável que reside nos dois conceitos. A partir disso, e com base nos dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas, buscou-se criar diversas categorias que pudessem explicar de que modo o mal-estar, para além de fatores externos e contingentes, se manifesta no cenário educacional contemporâneo. Concluímos que, subjacente às representações sociais dos professores acerca da profissão, deve-se considerar o processo histórico e o valor social da escola que, por diversos motivos, vem sofrendo um desgaste que incide diretamente nas representações acerca da carreira docente. Ao admitirmos que o pensamento social acerca da escola passa de um período de entusiasmo e reconhecimento que culmina em um estágio de erosão, crise e desprestígio social, o modo como se pensa ao seu respeito é perpassado por conjuntos de ideias que, por colidirem no tempo contemporâneo, produzem o sentimento de mal-estar.

Biografia do Autor

  • Fernando Lionel QUIROGA, Doutor, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Professor do Quadro Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na área de Fundamentos da Educação. Atua no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/Anápolis,desempenhando a função de Coordenação de Ensino. É Doutor (2017) e Mestre (2013) em Ciências pelo programa Multidisciplinar: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Seus temas de pesquisa dialogam com os seguintes campos: problemas da escola contemporânea, educação, sociologia, filosofia, saúde e processos educacionais. É autor dos livros: O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência (Ed. Paco) e A escola no hospital: histórias de vida e trajetórias escolares de adolescentes com câncer e de seus professores (CRV). Graduação em Filosofia (em andamento)(Graduação/Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Endereço eletrônico: fernando.quiroga@ueg.br

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2010.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Editora, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito e ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997

BOURDIEU. 2010. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

HARVEY, DAVID. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados: Itu. IBGE, 2008.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011b.

QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2013.

QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZARAGOZA, José Manuel Esteves. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde do professor: Bauru, SP: Edusc, 1999.

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A ESCOLA ENTRE O PASSADO E FUTURO: O PROBLEMA DO MAL-ESTAR DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 21, n. 02, p. 23, 2021. DOI: 10.31668/rta.v21i02.10902. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/10902.. Acesso em: 15 ago. 2025.