A ESCOLA ENTRE O PASSADO E FUTURO
O PROBLEMA DO MAL-ESTAR DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Resumo
Abordamos a questão do mal-estar docente a partir da produção de sentidos presentes nas representações sociais de professores de uma cidade próxima à capital paulista. Abordou-se o tema a partir do contexto da escola contemporânea dentro de uma perspectiva sociológica, cuja intenção consistiu em apresentar uma breve retrospectiva do sistema escolar a partir da segunda metade do século XX. Tratou-se a questão do mal-estar vinculando-o à noção de contemporaneidade, justamente pelo caráter obscuro e incapturável que reside nos dois conceitos. A partir disso, e com base nos dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas, buscou-se criar diversas categorias que pudessem explicar de que modo o mal-estar, para além de fatores externos e contingentes, se manifesta no cenário educacional contemporâneo. Concluímos que, subjacente às representações sociais dos professores acerca da profissão, deve-se considerar o processo histórico e o valor social da escola que, por diversos motivos, vem sofrendo um desgaste que incide diretamente nas representações acerca da carreira docente. Ao admitirmos que o pensamento social acerca da escola passa de um período de entusiasmo e reconhecimento que culmina em um estágio de erosão, crise e desprestígio social, o modo como se pensa ao seu respeito é perpassado por conjuntos de ideias que, por colidirem no tempo contemporâneo, produzem o sentimento de mal-estar.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972.
ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Editora, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito e ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997
BOURDIEU. 2010. Escritos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
HARVEY, DAVID. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
INTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e estados: Itu. IBGE, 2008.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011b.
QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, 2013.
QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZARAGOZA, José Manuel Esteves. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde do professor: Bauru, SP: Edusc, 1999.
