A HISTÓRIA AFRICANA NA SALA DE AULA
PENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Resumo
Esta investigação objetiva tratar sobre o estudo da História africana no contexto da formação dos professores de modo a avaliar como a inserção da temática sobre a África é trabalhada nos cursos de licenciatura. O estudo é parte de uma proposta pedagógica empreendida no curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga a partir da disciplina de Temas de História da África, cuja abordagem vislumbra um entendimento crítico das relações estabelecidas pelos povos Africanos no território brasileiro, sobretudo a partir da última metade do século XIX, quando ocorre a abolição da escravatura. Este trabalho se justifica por promover um diálogo conjunto de áreas significativas das Ciências Humanas, como a História, a Sociologia e a Literatura, cujas vertentes trazem à tona importante contributo sobre a vida do negro na sociedade brasileira e os desafios destes no mundo do trabalho. Nesse entendimento, balizam nossa proposta, autores como: Munanga (2005), Gomes (2010) Hernandez (2005) e entre outros, cujas formas de análises dão ênfase à temática da formação de professores, em específico, pensando as questões sobre a história da África, sendo, para tanto, o aporte desta questão subsidiado pela Lei nº 10.639/2003. Diante desta proposta, espera-se que a discussão possa contribuir com novas abordagens sobre a história africana, bem como para pensar os desafios da formação docente no contexto das políticas públicas para a educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas instituições educacionais brasileira.
