O SUBENTENDIDO NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, História em quadrinhos, Subentendido.Resumo
Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, centra-se na pratica de leitura, compreensão e interpretação textual no Ensino Fundamental e Médio através do gênero história em quadrinhos (HQs) e tem como principal objetivo incentivar a utilização das tirinhas como ferramenta de ensino. Aqui é abordado e questionado o que autores como Pessoa e Maia (2012), Silva (2012), Cavenaghi (2011), entre outros revelam sobre a importância do trabalho com este gênero. Buscamos apresentar também estudos sobre os subentendidos caracterizados como alusão e insinuação, um breve conceito de leitura enfatizando sua relevância e o papel do professor de língua portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de atividade crítico-reflexiva através da análise de algumas histórias em quadrinhos que podem ser utilizadas pelo professor no ambiente de ensino, propiciando meios para que esse gênero possa ser explorado no cotidiano escolar cada vez mais. Percebemos uma grande dificuldade nos dias atuais em relação a atenção dos estudantes nas aulas de língua portuguesa e também na compreensão de conteúdos que são expostos através das histórias em quadrinhos, porque muitas vezes a ideia do autor não está apresentada explicitamente. Contudo, acreditamos que as HQs podem possibilitar ao aluno o desenvolvimento várias habilidades e competências, além da reflexão sobre os conteúdos que podem existir em um texto deste gênero.