ESPAÇO ESCOLAR, AUTOESTIMA E CORPOREIDADE NEGRA

REFLEXÕES A PARTIR DO ESPAÇO VILA ESPERANÇA E DA ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ

Autores

  • Lorena Francisco de SOUZA Universidade Estadual de Goiás
  • Priscila Aquila Satiro SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/POSÁFRICA

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo de revisão trata do papel da instituição escolar na constituição da autoestima dos corpos negros, apresentando-a como um instrumento de combate ao racismo a partir da representatividade da diversidade cultural para a construção e valorização da identidade negra. O problema investigativo neste artigo consiste em discorrer sobre qual é a influência da escola enquanto um espaço não apenas de ensino-aprendizagem, mas de socialização para a construção desta identidade, para tal, foram utilizadas referências bibliográficas importantes no tratamento da temática, como Gomes (2002, 2005), por meio do qual demonstraremos como a escola muitas vezes acaba sendo um espaço que reforça estereótipos sobre este segmento étnico-racial e sua estética. Será problematizado o fenômeno das representações sociais como sendo a imagem que temos de algo se baseando em definições ideológicas a exemplo de padrões de comunicação que contribuem para fixar uma imagem (MOSCOVICI, 2003). A partir da obra de Souza (2012), discorreremos sobre como a negação do racismo dentro das instituições de ensino favorece as práticas discriminatórias e a construção de uma identidade negra negativada. Utilizaremos outros referenciais como Sousa, A. (2005), Santos, S. (2005), Cavalleiro (2005), Sousa, F. (2005), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004), Silva (2008), Brandão (2017), por meio dos quais traremos discussões sobre a Escola que colabora para a valorização da diversidade cultural; e Barbujani (2007) para discutir o conceito de raça, entre outros. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), apresentando a contextualização da implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar, bem como a discussão sobre a identidade negra e as relações raciais no Brasil. Portanto, demonstraremos que o espaço escolar pode tanto possibilitar a construção de experiências de discriminação racial quanto de luta para superação do racismo através de ações de valorização da diversidade através da revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Escola; Identidade negra; Racismo; Lei 10.639/03.

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Publicado

2020-03-13

Edição

Seção

DOSSIÊ AFRICANIDADES BRASILEIRAS

Como Citar

ESPAÇO ESCOLAR, AUTOESTIMA E CORPOREIDADE NEGRA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESPAÇO VILA ESPERANÇA E DA ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 24, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9015.. Acesso em: 2 maio. 2025.

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