BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Fernanda Borsatto Cardoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O presente artigo se propõe refletir sobre os principais desafios para a elaboração de um currículo diferenciado e específico para as escolas indígenas em São Paulo. É resultado de parte da minha pesquisa de mestrado defendida em 2010 no programa Educação: História, Política e Sociedade, sob o título: Educação Escolar Indígena: construção curricular da Escola Estadual Indígena Krukutu. A metodologia utilizada foi a qualitativa, em que foram usadas fontes documentais como os relatórios do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), disponível no arquivo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), legislações federais, estaduais e municipais, bibliografias sobre educação escolar indígena e currículo, por fim, entrevistas com professores indígenas da etnia Guarani Mbyá atuantes nas Escolas Estaduais Indígenas da cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 80–98, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6823.. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)