AQUISIÇÃO DE PROPAROXÍTONAS: QUESTÕES TEÓRICAS
Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem, português como língua materna, padrões acentuais, proparoxítonasResumo
Este trabalho é uma revisão a respeito dos principais modelos teóricos sobre o desenvolvimento linguístico e sobre o desenvolvimento fonológico de crianças, associando-se esses modelos teóricos ao que já se obteve de dados sobre a aquisição de palavras proparoxítonas no português brasileiro. Com base em alguns dados de pesquisa diversos, é possível obter uma prévia de descrição da produção de vocábulos de padrão proparoxítono por crianças em fase de aquisição do português como língua materna, em diferentes faixas etárias, no sentido de manterem o formato acentual proparoxítono ou modificarem esse formato para um oxítono ou paroxítono. A partir dessa prévia, traça-se um panorama das teorias de aquisição de língua materna, com postulações de como cada uma delas explicaria a produção não proparoxítona por crianças com menos de dois anos de idade. O texto começa abordando as quatro principais teorias sobre o desenvolvimento linguístico, que são o behaviorismo, o inatismo, o cognitivismo e o interacionismo; em seguida, parte para as teorias de desenvolvimento fonológico – os modelos biológicos e cognitivos e a Fonologia Não Linear, e finaliza com considerações sobre o que seria necessário para que cada uma dessas teorias de aquisição explicasse o processo de aquisição de proparoxítonas no português brasileiro.