A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO UM PROBLEMA E OBJETO DE INVESTIMENTO DA MÍDIA EDUCATIVA BRASILEIRA
Palavras-chave:
Educação, Educação escolar, TV Escola, Canal Futura, tecnologias de subjetivação, tecnologias de poder, técnicas de saberResumo
A pesquisa sintetizada neste trabalho estudou uma porção dos discursos divulgados pela mídia educativa brasileira sobre a educação escolar nos anos de 1999 e 2000. Tomou como material de análise cinco programas do Canal Futura - Nota 10, Jornal Futura, Acelera Brasil, Ação e Amigos da Escola: focos de atuação - e oito números da revista TV Escola. A pesquisa foi feita com base nos estudos de Michel Foucault e nos trabalhos do campo dos Estudos Culturais, e problematiza o tipo de escola, de currículo e de professor/a produzido, reforçado e veiculado pela mídia educativa brasileira. Com base em perpescpetivas pós- estrutaristas, então, este estudo analisa as práticas de produção e as tecnologias de subjetivação do discurso investigado. Para isso, são descritas e discutidas as técnicas de saber e as tecnologias de poder do discurso que produz e divulga um tipo de currículo e de escola, subjetiva os/as professores/as e governo os sujeitos da ação e da mudança fabricados, as subjetivadades docentes românticas, corajosas, criativas, dedicadas, emotivas e afetuosas demandas, e o currículo produzido e divulgado no discurso midiático são invenções para tornar esses objetos receptivos à intervenção e regulação; são práticas inventadas para "o governo de si", "dos outros" e "de Estado". Por meio de um investimento minucioso, tais operações fazem com que os sujeitos pedagógicos se autogovenem e auxiliem no governo dos outros, fazendo de si mesmos sujeitos co-responsáveis pela sua educação, pela escolarização da população e pelo desenvolvimento do Brasil.
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