A PREGAÇÃO DA OPRESSÃO

PENSANDO AS INTERFACES DA PEDAGOGIA CISHETERONORMATIVA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTI-LGBTFÓBICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12446

Palavras-chave:

Diversidade Sexual, Diversidade de Gênero, Educação, Opressão, Liberdade

Resumo

Neste artigo, investigamos a maneira pela qual os debates de diversidade sexual e de gênero têm sido construídos nas escolas, e como sua construção têm modelado as subjetividades produzidas pelo ambiente educacional. Compreende-se a LGBTfobia como intimamente arraigada a dogmas cristãos, patriarcais e racistas, que perpetuam, tanto dentro quanto fora das instituições de ensino, modelos de sujeitos, ideais de humanidade que acabam por segregar e marginalizar quaisquer corpos que destoem das normas propostas. Com isso, buscamos analisar a atuação destes dogmas no que concerne às normas de gênero e sexualidade nas escolas, propondo, no decorrer da pesquisa, resistências e estratégias de combate às estruturas de opressão LGBTfóbicas dentro das escolas.

Biografia do Autor

  • Thiago Colmenero CUNHA, Universidade Santa Ursula

    Psicólogo (UFRJ), pedagogo (UNIRIO), mestre e doutor em Psicologia (UFRJ). Professor das graduações em Psicologia, em Pedagogia e em Direito da Universidade Santa Úrsula (USU/RJ). Supervisor de estágio em Esquizoanálise no Serviço de Psicologia Aplicada na mesma instituição. Consultor do Banco de Avaliadores (BASis) do SINAES/INEP/MEC, sendo avaliador de cursos de graduação de Psicologia e de Pedagogia. Colaborador na Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra do XVI Plenário do CRP-RJ (2019-2022). Psicólogo clínico, supervisor clínico-institucional. Tem experiência prática-teórica na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; juventudes; violências; Esquizoanálise; análise institucional. E-mail para contato: colmenerocunha@gmail.com

  • Bruno Latini PFEIL, Universidade Santa Ursula

    Graduando em Psicologia (USU/RJ). Graduando em Antropologia (UFF). Pós-graduando em Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, Clínica e Política (FAUSP). Co-fundador e membro do conselho editorial da Revista Estudos Transviades.

  • Ramiro Gonzalez de ALMEIDA JUNIOR, InconformadosPsi

    Psicólogo (CRP 05/70188). Co-fundador do grupo InconformadosPsi de acolhimento e reflexão sobre masculinidades, onde promove debates através de rodas de conversa considerando as estruturas de opressões: machismo, racismo, cisnormatividade, heterossexualidade compulsória e classismo e do grupo Descolonizando a Psicologia. Pós-graduando em Psicologia e Brasilidades (Instituto Parentes). Consultor em saúde e educação sexual (Instituto Interferência - 2018), extensão universitária em Terapia Cognitiva Sexual (Dra. Aline Sardinha, TCS - 2019).

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Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

DOSSIÊ LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO

Como Citar

A PREGAÇÃO DA OPRESSÃO: PENSANDO AS INTERFACES DA PEDAGOGIA CISHETERONORMATIVA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTI-LGBTFÓBICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 20, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.12446. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12446.. Acesso em: 15 ago. 2025.