RESENHA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO “A BOA NOVA TAMBÉM É PARA MIM”

NOVOS SENTIDOS SOBRE AS HOMOSSEXUALIDADES NO PROJETO APRISCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12371

Palavras-chave:

Homossexualidade, Religião, Igreja Católica, Heteronormatividade

Resumo

Este texto trata-se de uma resenha da dissertação de mestrado intitulada “‘A boa nova também é para mim’: novos sentidos sobre as homossexualidades no Projeto Aprisco”, de autoria de Alessandra dos Reis de Souza, defendida e publicada no ano de 2020 pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, que é, certamente, uma pertinente contribuição para os estudos que tangenciam questões de gênero, sexualidade e religião em espaços sagrados. O objetivo da autora foi analisar os relatos de oito jovens homossexuais, participantes da comunidade católica Fraternidade O Caminho, da cidade de Campo Mourão-PR, a fim de compreender quais as significações que atribuem às suas homossexualidades, frente às participações em um projeto de acolhimento a membros/as homossexuais desta mesma comunidade, intitulado Projeto Aprisco.

Biografia do Autor

  • Jean Pablo Guimarães ROSSI, UNESPAR

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD (2020). Especialista em Desenvolvimento e Aprendizagem nos Anos Iniciais da Educação Básica pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão (2019). Bacharel em Psicologia pela Faculdade União de Campo Mourão - UNICAMPO (2016). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão, nos cursos de Geografia, História e Ciências Contábeis e Coordenador do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) desta mesma instituição. Membro do NUDISEX (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual) da UEM/Maringá. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC, da UNESPAR/Campo Mourão. Atualmente dedica-se e tem interesse nas pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estudos feministas; estudos foucaultianos; formação docente para educação em sexualidade; gênero, sexualidade e religião; psicologia escolar e educacional; psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

  • Eliane Rose MAIO, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É vice-coordenadora do GT23: Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd (2022-2024). É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas e 9) Gêneros e Sexualidades: 10 anos de luta do NUDISEX (Org.). 10) Gênero, Sexualidade e Religião: diálogos em Espaços Plurais (Org.); 11) Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: direitos e Disputas; 12) Empoderamento de meninas e para meninos (Org.).

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

RESENHA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO “A BOA NOVA TAMBÉM É PARA MIM”: NOVOS SENTIDOS SOBRE AS HOMOSSEXUALIDADES NO PROJETO APRISCO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 15, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.12371. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12371.. Acesso em: 15 ago. 2025.