CATOLICISMO NEGRO E PROTAGONISMO FEMININO NO BARRACÃO DE TIA GERTRUDES NA AMAZÔNIA AMAPAENSE
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v23i01.12271Palavras-chave:
Catolicismo negro, Marabaixo, mulheres negras, liderança, devoçãoResumo
O artigo discorre sobre o protagonismo feminino em uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Estado do Amapá: o Ciclo do Marabaixo. Com o objetivo de investigar a participação de mulheres nesse festejo, realizou-se um estudo na fronteira da pesquisa teórico-bibliográfica com averiguação de campo, através do método etnográfico. Norteando-se por categorias de análise como catolicismo negro (Zouza, 2002; 2012), mito (Eliade, 2016), entre outras, a investigação inferiu que o Ciclo do Marabaixo é expressão de devoção afrocatólica no Amapá e se desenvolveu sob o protagonismo de três mulheres negras que foram capazes de desempenhar papéis de liderança, mantendo viva a tradição e questionando as estruturas racistas, machistas e misóginas presentes até hoje na sociedade amapaense. Sem pretender romantizar a participação dessas mulheres no festejo, a relevância científica desse trabalho encontra-se em valorizar histórias de vida reais, inerentes ao catolicismo negro no Amapá, que foram importantes para a preservação e manutenção do Ciclo do Marabaixo na cidade de Macapá, AP.
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