COMIDA, CORPO E MENTE

O CARÁTER RELACIONAL ENTRE DESNUTRIÇÃO E APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Educação, Desnutrição, Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver um aprofundamento bibliográfico a partir de Costa Jr (1997), Coutinho (2008), Fraga & Varela (2014), Sarni (2005), Sawaya (2006; 2013) Sawaya & Filgueiras (2013), Silva (2016) e Turini (1978), sobre a questão da desnutrição e seus efeitos sobre o corpo, o cérebro e por conseguinte, sobre a aprendizagem. Justifica-se o presente estudo pela empreita assumida no projeto de pesquisa vinculado à UEG Campus Sudoeste em Nutroeducação (2020-2022). O problema em questão é se os estudos desenvolvidos até o momento, considerando os últimos dez anos, apontam para uma relação negativa entre Desnutrição e Aprendizagem. Aventa-se como hipótese que crianças com desnutrição e desnutrição severa, enfrentarão problemas graves de aprendizagem. A metodologia proposta é a do estudo revisional bibliográfico com inferências dedutivas e análise qualitativa das fontes a partir dos descritores Nutrição+aprendizagem, Desnutrição+aprendizagem, alimentação+aprendizagem pesquisados na plataforma scielo e selencionando os que julgou-se mais adequados ao escopo da pesquisa. Aponta-se por resultados uma ampliação dos debates acadêmicos sobre a relação ora investigada. Levando-se em consideração as referências citadas, notou-se uma relação direta e preocupante no Brasil que parece ser determinante nos baixos índices de aprendizagem percebidos no país.

Biografia do Autor

Gilson Xavier de AZEVEDO, Doutor, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis

Pós-doutor em Educação pela PUCGO (2020). Doutor em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2017-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2012-2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (CETHEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012), Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013), Neuropsicopedagogia (Prominas, 2018), Ensino de FIlosofia e Sociologia (Prominas (2021). Professor Titular de Antropologia pela FAJOP (2017), Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006). Coordenador do NAED (Núcleo de Apoio à Educação à distância pela FAQUI (2017); Docente Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (Concurso 2013); Docente convidado de Pós-graduação pela UEG, Câmpus Mineiros, GO; Coordenador da Pós em Docência e inovação na educação básica pela UEG Câmpus Quirinópolis. Docente convidado e ex-preceptor do curso de Pedagogia pela UNIUBE. Ex-coordenador do curso de Pedagogia da UEG (2010-2011). Coordenador de EAD e Pós-graduação em EAD FAQUI. Coordenador de Pós-graduação em Docência e inovação UEG. Escritor. Articulista. Avaliador de cursos do Guia do Estudante; Editor das Revistas REEDUC-UEG, ANAIS SIMPED UEG, RECIFAQUI, ANAIS FAQUI. Ex-vereador suplente eleito por Quirinópolis (2012-2016). Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas. Youtuber com mais de 3000 membros no canal e quase 2 milhões de views (gilson.azevedo@ueg.br) (WhatsApp: 64-99618-0614) (http://orcid.org/0000-0001-5207-1351)

Referências

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Publicado
2021-12-21
Como Citar
AZEVEDO, G. COMIDA, CORPO E MENTE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 21, n. 02, p. 17, 21 dez. 2021.
Seção
ARTIGO ACADÊMICO