COMIDA, CORPO E MENTE
O CARÁTER RELACIONAL ENTRE DESNUTRIÇÃO E APRENDIZAGEM
Resumo
O objetivo deste artigo é desenvolver um aprofundamento bibliográfico a partir de Costa Jr (1997), Coutinho (2008), Fraga & Varela (2014), Sarni (2005), Sawaya (2006; 2013) Sawaya & Filgueiras (2013), Silva (2016) e Turini (1978), sobre a questão da desnutrição e seus efeitos sobre o corpo, o cérebro e por conseguinte, sobre a aprendizagem. Justifica-se o presente estudo pela empreita assumida no projeto de pesquisa vinculado à UEG Campus Sudoeste em Nutroeducação (2020-2022). O problema em questão é se os estudos desenvolvidos até o momento, considerando os últimos dez anos, apontam para uma relação negativa entre Desnutrição e Aprendizagem. Aventa-se como hipótese que crianças com desnutrição e desnutrição severa, enfrentarão problemas graves de aprendizagem. A metodologia proposta é a do estudo revisional bibliográfico com inferências dedutivas e análise qualitativa das fontes a partir dos descritores Nutrição+aprendizagem, Desnutrição+aprendizagem, alimentação+aprendizagem pesquisados na plataforma scielo e selencionando os que julgou-se mais adequados ao escopo da pesquisa. Aponta-se por resultados uma ampliação dos debates acadêmicos sobre a relação ora investigada. Levando-se em consideração as referências citadas, notou-se uma relação direta e preocupante no Brasil que parece ser determinante nos baixos índices de aprendizagem percebidos no país.
Referências
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