O BENZEDOR DE ESPINGARDA

UM OLHAR SOBRE A CULTURA AMAZÔNICA

Autores

Resumo

Este artigo se dedica à análise do conto de Paulo Tarso Barros “O Benzedor de Espingarda”, a fim de compreender como sinais religiosos, culturais, de tradição e de memória forem empregados à tecitura de uma identidade narrativa que cristaliza a mentalidade do homem amazônico. Para tanto, municiamo-nos dos escritos de Clifford Geertz (1997; 2008), Stuart Hall (1997; 2000), Homi K. Bhabha (2013) e Paul Ricoeur (1997; 2006; 2014), entre outros, seguindo o fio de que o fato narrado pelo autor, capturado pela efabulação, fora ressignificado em imaginário e em intriga narrativa, numa enunciação responsável por tornar a prática de benzedura numa releitura do que há de humano nessa tradição, constituindo relações e significados do sujeito em contextos religiosos e culturais que legitimam e difundem não somente a prática, mas todo o campo simbólico que esta coaduna.

Biografia do Autor

  • Marcos Paulo Torres PEREIRA, Sr., Universidade Federal do Amapá

    Professor Assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Pós-coloniais (NePC) e participa como pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários (NUPEL), ambos da Universidade Federal do Amapá. Atua nas seguintes linhas: Teorias e crítica da narrativa; Identidade Narrativa em Literaturas de Resistência; Literaturas pós-coloniais e decoloniais; Literatura oral; Narratividades intermidiáticas e transmidiáticas.

  • Hozana de Araújo ALVES, Sra, Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela FAMAT - Faculdade Madre Tereza (2014). Especialização em andamento: Estudos culturais e Políticas Públicas -UNIFAP. Graduação em andamento: Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Amapá 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-29

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

O BENZEDOR DE ESPINGARDA: UM OLHAR SOBRE A CULTURA AMAZÔNICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 02, p. 19, 2021. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/11287.. Acesso em: 2 maio. 2025.