MULHERES E PRODUÇÕES DE SABERES NOS QUINTAIS PRODUTIVOS DO QUILOMBO DONA JUSCELINA

(MURICILÂNDIA - TO)

Resumo

As experiências ancestrais de mulheres quilombolas na produção de ervas medicinais, hortas, criação de pequenos animais nos seus quintais produtivos, apontam para alternativas na produção de alimentos e remédios, sobretudo a partir da perspectiva do bem comum, contribuindo para as resistências em defesa dos seus territórios. Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as práticas de produção de saberes no quintal produtivo do Quilombo Dona Juscelina, localizado no município de Muricilândia (TO). Como metodologia utilizou-se a história oral e como técnica a história de vida. A pesquisa apontou que há uma diversidade de produções existentes nos quintais das mulheres do quilombo dona Juscelina, no qual podemos atribuir como saberes integeracionais. Dessa forma a cultura e identidade das/os moradras/es ca comunidade é realizada de forma oral.

Biografia do Autor

Rejane Cleide Medeiros de ALMEIDA, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação pela UFG, Especialização em Educação e Agroecologia, Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente estar vice-coordenadora- do Programa de Estudos, Cultura e território (PGGCULT)- Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaina. Educadora/pesquisadora do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (PRONERA)- Serviço Social-(UFT) , Tem experiências Interdisciplinares em Estudos, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos tradicionais e Etnicidade, Mulheres Camponesas, Ribeirinhas, Quilombolas, Conflitos agrários, Movimentos Sociais do Campo, processos de territorializações e Nova Cartografia Social, Agroecologia, Educação do campo e popular com ênfase freiriano.

Jannete da Silva MILHOMEM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Pedagoga. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT). Trabalha  na Secretaria de Educação do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins - Araguaína

Publicado
2021-04-09
Seção
DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA