A MODERNIDADE
O progresso e o regresso na trágica epopeia do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14410Resumo
Este artigo é o compilado de algumas metáforas do desenvolvimento que ancoram a história do capitalismo. Desenvolvimento, pós-desenvolvimento, futuro, passado, progresso e regresso compõem a semântica da modernidade instrumentalizada pelo capitalismo. O recuo do tempo cíclico, os projetos de racionalização da natureza e os adventos da técnica corroboraram para os devires desejantes do progresso. Haverá alternativa? Esta é a pergunta que norteia parte final do texto. A emergência de correntes de pensamento e de ação social, como pós-desenvolvimento e bem viver constituem o tecido argumentativo desta discussão.
Downloads
Publicado
2024-01-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).