Ecos atlânticos: a travessia cultural da rainha Nzinga Mbandi

Atlantic echoes: the cultural journey of Queen Nzinga Mbandi

Autores

Palavras-chave:

Angola, Rainha, Representações, Memória

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as representações históricas construídas em torno da imagem da soberana angolana Nzinga Mbandi. Para além das imagens construídas em sua época, busca-se compreender o legado de Nzinga, que transcendeu as fronteiras de Angola e se expandiu pelos séculos subsequentes, repercutindo tanto na Europa quanto nas Américas, com significativas ressonâncias na cultura brasileira. Conhecida como Rainha Ginga, governou os reinos de Ndongo e Matamba durante grande parte do século XVII e foi descrita e representada de formas múltiplas e heterogêneas, reflexo das tensões culturais advindas do fato de que seu gênero e posições de poder destoavam dos paradigmas da cultura europeia branca. Concluímos que sua imagem, ressignificada ao longo do tempo, constitui um símbolo de força e liderança feminina africana, articulando contextos históricos diversos. No cruzamento entre Angola e Brasil, a imagem de Nzinga configura-se como ponto de convergência entre passado e presente, onde se evidenciam estratégias de preservação de códigos culturais e linguagens da diáspora.

Palavras-chaves: Contexto Angolano. Representações. Memória. Atlântico. Diáspora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Higo Lucas Gomes Braga , Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Pós-graduando em Diversidades Étnicas do Nordeste Brasileiro: Histórias, Culturas e suas Tecnologias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

  • Maria Giseuda de Barros Machado , Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutora Honoris Causa pela Universidade de Pernambuco (UPE); professora adjunto do Curso de História da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns.

Downloads

Publicado

28-07-2025

Como Citar

Ecos atlânticos: a travessia cultural da rainha Nzinga Mbandi: Atlantic echoes: the cultural journey of Queen Nzinga Mbandi. (2025). REVHIST - Revista De História Da UEG, 14(1), e412516. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/16319

Artigos Semelhantes

11-20 de 41

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.