O trabalho da memória na transmissão das devoções: promessas e milagres no culto a São Gonçalo em Campo Maior (Piauí – Brasil)

  • Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Resumo

Resumo: A Dança de São Gonçalo, muito presente na zona rural do município de Campo Maior-PI, pode ser definida como um ritual de pagamento de promessa realizado na forma de dança e cantos. O objetivo desse trabalho é analisar como as relações estabelecidas através das promessas são constituídas na memória dos devotos de São Gonçalo e expressas através da emoção dos mesmos ao receber o milagre e poder retribuí-lo através do ritual. Utilizamos como aporte teórico principalmente as obras de Halbwachs (2003), Thompson (1992), Pollack (1992) e Durkheim (1996). A metodologia adotada foi a História oral e a etnografia, além da análise de um verso das cantigas do ritual.

Palavras-Chave: Memória. Devoção. Religião.   

Biografia do Autor

Márcio Douglas de Carvalho e Silva

MESTRANDO ANTROPOLOGIA

ESPECIALISTA EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

LICENCIADO EM HISTÓRIA

Publicado
2017-07-13
Como Citar
Silva, M. D. (2017). O trabalho da memória na transmissão das devoções: promessas e milagres no culto a São Gonçalo em Campo Maior (Piauí – Brasil). Revista De História Da UEG, 6(1), 244-256. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/6073
Seção
Artigos (Tema Livre)