O cinema na sala de aula: memória (lembrança), esquecimento e representação em uma cinebiografia do século XX

Autores

  • Júlia Silveira Matos Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Resumo

Além de uma importante fonte para realização de uma “contra-análise do passado”, o cinema também é um recurso didático eficaz. Dessa forma, no presente trabalho objetivamos analisar as relações entre o argumento de que a memória é um instrumento de autoconhecimento das sociedades, apresentado de forma central por  Marcelo Masagão em seu filme/documentário intitulado “Nós que aqui estamos por vós esperamos” e seu contexto filosófico de produção, como meio para compreender sua  reelaboração da memória (lembrança), estabelecimento de sua crítica aos “possíveis esquecimentos” do passado vivenciados pela sociedade , sua nova representação da trajetória histórica do século XX e finalmente, como esse documentário pode ser utilizado em sala de aula.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - Furg
    Professora de História, doutora em História pela PUCRS, coordenadora do Programa de Pós-graduação em História - Mestrado Profissional - atualmente pesquisa Ensino de Historia e Livros didáticos

Downloads

Publicado

26-08-2013

Como Citar

O cinema na sala de aula: memória (lembrança), esquecimento e representação em uma cinebiografia do século XX. (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 2(1), 1-14. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1586