A RELAÇÃO HOMEM E AMBIENTE E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Mots-clés :
Meio Ambiente, Constituição, Moscovici, ONURésumé
O meio ambiente é um conjunto de elementos biológicos, físicos e químicos que criam condições para vida no planeta, o qual estão incluídos os seres humanos com as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Dentro dessa ótica, o presente trabalho foca a Relação do Homem com o Meio Ambiente e sua Representação Social tendo como suporte a Constituição Federal de 1988 que reconhece que o meio ambiente é um bem comum e essencial para a qualidade de vida. O mau uso dos recursos naturais, vem se tornando cada mais comum. E é neste contexto que o presente trabalho tem como objetivo levantar e analisar questões através de pesquisas e da Representação Social de Alunos, Professores e Sociedade em geral sobre o meio ambiente em que vivem, com o intuito de obter respostas acerca de suas preocupações, propondo uma reflexão sobre o pensamento, sobre o comportamento e as ações dos indivíduos em si. Para isso usa-se a teoria das Representações Sociais, idealizada na França, na década de 1960, por Serge Moscovici, a qual é uma teoria sociopsicológica, que pode ser definida como a modalidade de conhecimento transmitida pela sociedade e partilhada por um grupo social. Para esclarecer tudo isso, este trabalho lança mão de pesquisas, gráficos e estatísticas que mostram um quadro assustador, o qual se o Brasil e os demais países não adotarem posições firmes em defesa do meio ambiente, como vem sendo proposto por organizações como a ONU, não haverá prosperidade das espécies.
Références
ALVES, Bruno Lúcio. A questão Ambiental, conceitos, preocupações e perspectivas. 2 Ed. - Goiânia: Portograff, 2010.
BARSANO, Paulo Roberto. Meio ambiente: guia prático e didático / Paulo Roberto Barsano e Rildo Pereira Barbosa. – 3. Ed. - São Paulo: Érica, 2019.
BLOG OFITEXTO. Conheça os principais ecossistemas brasileiros/ Disponível em: https://blog.ofitexto.com.br/meio-ambiente-recursos-hidricos/ecossistemas-brasileiros. Acesso em: 27 de mai. 2023.
DIANA, Juliana. Ecossistemas Brasileiros. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ecossitemas-brasileiros. Acesso em: 27 de mai. 2023.
DW. Destruição da natureza pelos humanos é suicida, alerta ONU. Disponível em: https://dw.com/pt-br/destrui%C3A7%C3%A3o-da-natureza-pelos-humanos-%C3%A9-suicida-alerta-on. Acesso em: 23 de ago. 2023.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio ambiente e sustentabilidade/Francisco de Assis Mendonça, Mariana Andreotti dias. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Educação Ambiental)
NATIONAL GEOGRAPHIC. O que é um ecossistema? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/08/o-que-um-ecossistema. Acesso em: 27 de mai. 2023.
Pensamento Verde. O Homem e a Destruição do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-homem-e-a-destruição-do-meio-ambiente/ Acesso em: 23 de ago. 2023.
SciELO. Representações Sociais do Meio Ambiente e da Água/ Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/JB3PJ6RFGrvdMkywFMsR59M/?Iang=pt. Acesso em: 09 de jun. 2023.
Unesp/ Representações Sociais – Aproximando Piaget e Moscovici/ Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br. Acesso em: 29 de ago. 2023.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
L’auteur(s) accepte(nt) et déclare(nt) que :
- Il(s) a(ont) fourni des informations exactes et véridiques et n’a(ont) pas créé une fausse identité ni utilisé de subterfuges dans le but de tromper des personnes, des institutions ou d’obtenir des avantages de toute nature ;
- Il(s) est(sont) le(s) seul(s) responsable(s) de toute information fournie et est(sont) soumis aux implications administratives et légales découlant de déclarations inexactes ou fausses (Articles 298 et 299 du Code Pénal Brésilien) pouvant causer des préjudices à la Revue ou à des tiers ;
- Il(s) n’a(ont) pas utilisé la Revue à des fins illégales, illicites ou interdites, ni pour des actions violant la vie privée ou les droits de tiers, y compris les droits d’auteur ou de propriété intellectuelle.