Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão
Palavras-chave:
Trabalho escolar. Formação de professores. Ontologia da compreensão.Resumo
Neste ensaio, tratamos dos paradoxos decorrentes da assunção radical de uma perspectiva bakhtiniana na formação do professor e no trabalho escolar. Refletimos sobre a angústia axiológica resultante da percepção do conflito entre o comentário de autoridade e o acabamento estético da assimetria institucional e sua legitimidade no âmbito do trabalho acadêmico e na profissionalização docente. Disso, derivamos a noção de uma “ontologia da compreensão” e sua relação com os eixos epistemológicos das práticas escolares.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.