Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão

  • Alexandre Costa Universidade Federal de Goiás (UFG)
Palavras-chave: Trabalho escolar. Formação de professores. Ontologia da compreensão.

Resumo

Neste ensaio, tratamos dos paradoxos decorrentes da assunção radical de uma perspectiva bakhtiniana na formação do professor e no trabalho escolar. Refletimos sobre a angústia axiológica resultante da percepção do conflito entre o comentário de autoridade e o acabamento estético da assimetria institucional e sua legitimidade no âmbito do trabalho acadêmico e na profissionalização docente. Disso, derivamos a noção de uma “ontologia da compreensão” e sua relação com os eixos epistemológicos das práticas escolares.

Biografia do Autor

Alexandre Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Adjunto da Faculdade de Letras e do programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  E-mail: alexandrecostaufg@gmail.com.

Como Citar
Costa, A. (1). Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 183-190. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5286
Seção
Linguística