O processamento de estruturas linguísticas recursivas: contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística
Palavras-chave:
Recursividade. Sintaxe Gerativa. Psicolinguística. Interface.Resumo
O caráter recursivo da linguagem humana é um dos aspectos que diferencia nosso sistema comunicacional de todos os outros utilizados por não humanos. A capacidade de encaixar estruturas em outras, num processo recursivo, dotou os humanos de uma habilidade de criar sentenças para expressar um conjunto ilimitado de possíveis significados. Considerando os limites de nossa memória e de nossa capacidade de processamento, podemos combinar frases a fim de formar de sentenças ad infinitum. Pesquisadores vinculados à Sintaxe Gerativa chomskyana têm investigado essas estruturas linguísticas, e estudos relacionados à Psicolinguística têm colaborado para o entendimento do processamento de estruturas recursivas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir algumas contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística para o entendimento do processamento das estruturas recursivas. O método utilizado para atingir os objetivos consiste de uma pesquisa bibliográfica. Acreditamos que a plena compreensão desse processamento poderia ser alcançada por meio da interface entre as duas áreas supracitadas da Linguística. Os estudos reportados têm mostrado o envolvimento da memória de trabalho no processamento de estruturas complexas e também o não compartilhamento de recursos neurais entre diferentes domínios. Ademais, os estudos indicam um campo prolífero para pesquisas em diversas línguas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.