O processamento de estruturas linguísticas recursivas: contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística

  • Bernardo Kolling Limberger (PUCRS) Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul
  • Sidriana Scheffer Rattova (PUCRS/ The Sheffield College) Mestre em Linguística pela PUCRS (bolsista do CNPq). Professora de inglês no The Sheffield College, Reino Unido. E-mail: srattova@gmail.com.
Palavras-chave: Recursividade. Sintaxe Gerativa. Psicolinguística. Interface.

Resumo

O caráter recursivo da linguagem humana é um dos aspectos que diferencia nosso sistema comunicacional de todos os outros utilizados por não humanos. A capacidade de encaixar estruturas em outras, num processo recursivo, dotou os humanos de uma habilidade de criar sentenças para expressar um conjunto ilimitado de possíveis significados. Considerando os limites de nossa memória e de nossa capacidade de processamento, podemos combinar frases a fim de formar de sentenças ad infinitum. Pesquisadores vinculados à Sintaxe Gerativa chomskyana têm investigado essas estruturas linguísticas, e estudos relacionados à Psicolinguística têm colaborado para o entendimento do processamento de estruturas recursivas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir algumas contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística para o entendimento do processamento das estruturas recursivas. O método utilizado para atingir os objetivos consiste de uma pesquisa bibliográfica. Acreditamos que a plena compreensão desse processamento poderia ser alcançada por meio da interface entre as duas áreas supracitadas da Linguística. Os estudos reportados têm mostrado o envolvimento da memória de trabalho no processamento de estruturas complexas e também o não compartilhamento de recursos neurais entre diferentes domínios. Ademais, os estudos indicam um campo prolífero para pesquisas em diversas línguas. 

Biografia do Autor

Bernardo Kolling Limberger (PUCRS), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul

Doutorando em Linguística (bolsista do CNPq) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com estágio de doutorado-sanduíche na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha (bolsista da CAPES/DAAD). E-mail: bernardo.limberger@acad.pucrs.br.

Publicado
2017-03-02
Como Citar
Limberger (PUCRS), B., & Rattova (PUCRS/ The Sheffield College), S. (2017). O processamento de estruturas linguísticas recursivas: contribuições da interface entre Sintaxe Gerativa e Psicolinguística. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(1), 43-64. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4723
Seção
Linguística