Um olhar crítico sobre Angústia, de Graciliano Ramos

Autores

  • Ewerton de Freitas Ignácio Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade, por meio da referência a textos que tiveram por objetivo analisar o romance Angustia, de Graciliano Ramos, traçar um panorama crítico que proporcione uma melhor compreensão do lugar ocupado por esse romance na historiografia literária brasileira. O recorte feito compreende textos publicados desde os anos 1930 – lembrando que a obra foi publicada em 1933 – até meados dos anos 2000. Ressalte-se que nossa preocupação não foi a de esgotar o assunto, mas de proporcionar, com as escolhas dos textos resenhados, novas leituras sobre um dos grandes romances da literatura brasileira do século XX.

Biografia do Autor

  • Ewerton de Freitas Ignácio, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Docente do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre e Doutor Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – São José do Rio Preto), com estágio pós-doutoral em Literatura Brasileira pela mesma universidade.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Um olhar crítico sobre Angústia, de Graciliano Ramos. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 435-448. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2615