Um olhar crítico sobre Angústia, de Graciliano Ramos

  • Ewerton de Freitas Ignácio Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

Este trabalho tem por finalidade, por meio da referência a textos que tiveram por objetivo analisar o romance Angustia, de Graciliano Ramos, traçar um panorama crítico que proporcione uma melhor compreensão do lugar ocupado por esse romance na historiografia literária brasileira. O recorte feito compreende textos publicados desde os anos 1930 – lembrando que a obra foi publicada em 1933 – até meados dos anos 2000. Ressalte-se que nossa preocupação não foi a de esgotar o assunto, mas de proporcionar, com as escolhas dos textos resenhados, novas leituras sobre um dos grandes romances da literatura brasileira do século XX.

Biografia do Autor

Ewerton de Freitas Ignácio, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Docente do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestre e Doutor Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – São José do Rio Preto), com estágio pós-doutoral em Literatura Brasileira pela mesma universidade.
Como Citar
Ignácio, E. (1). Um olhar crítico sobre Angústia, de Graciliano Ramos. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 435-448. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2615
Seção
Teoria Literária