A SALA DE AULA COMO CONTINGÊNCIA

Autores

  • Adão Francisco de Oliveira IESA/UFG

Palavras-chave:

Aula. Discurso. Produção social. Contingências.

Resumo

Esse texto tem por finalidade discutir as condições em que uma aula pode ser produzida enquanto discurso, analisando as influências dos fatores de ordem objetiva e subjetiva que se articulam na sua produção. Para tanto, considera-se a aula como sendo o resultado de um saber que se conforma sob uma estrutura estruturada e também sob uma estrutura estruturante, o que a faz assumir feições que podem destoar de sua formulação teleológica, de acordo com as circunstâncias de sua manifestação. Não obstante, a aula também é considerada um discurso que situa um determinado indivíduo, sendo ambos–discurso e indivíduo–articulados numa rede de condições de produção que envolve a história, a estrutura social, a cultura, a educação, o ensino, a finalidade subjetiva, dentre outros fatores.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

A SALA DE AULA COMO CONTINGÊNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/27.. Acesso em: 15 ago. 2025.