O PROFESSOR NO CENTRO-OESTE: POLÍTICAS, PESQUISAS E CONCEPÇÕES

Autores

  • Dagmar Dnalva da Silva Bezerra Faculdade de Educação - UFG.

Palavras-chave:

Professor. Formação de Professores. Pesquisas. Concepções.

Resumo

O artigo discute brevemente as políticas, pesquisas e concepções sobre o professor e sua formação, com destaque para a região Centro-Oeste, salientando as contribuições das pesquisas do estado da arte sobre o tema. Afim de pensarmos as pesquisas sobre o professor, delimitamos o contexto político, que tem subsidiado o campo e as concepções, que as orientam. Nos últimos dez anos, as pesquisas sobre o professor, realizadas naquela região, revelam concepções de educação e de professor que correspondem às mudanças propostas para a formação de professores tanto na perspectiva política quanto na perspectiva teórica, muitas vezes acompanhando o que está em voga. Finalizamos esta discussão apresentando as concepções de educação e de professor que predominaram nas pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em educação no Centro-Oeste, nos valendo das produções do grupo de pesquisa “A produção acadêmica sobre professores – Pesquisa Interinstitucional da Região Centro-Oeste (Pacop).

Biografia do Autor

  • Dagmar Dnalva da Silva Bezerra, Faculdade de Educação - UFG.

    Doutoranda em Educação, FE-UFG. Professora da Seduc/GO.

     

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Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O PROFESSOR NO CENTRO-OESTE: POLÍTICAS, PESQUISAS E CONCEPÇÕES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 67–82, 2014. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2110.. Acesso em: 14 ago. 2025.