O SENTIDO PARA SAUSSURE E JAKOBSON

Autores

  • Gabriela Rempel Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Salete Florek Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Saussure, Jakobson, sentido, valor, Poética

Resumo

A partir do reconhecimento da importância dos autores Ferdinand de Saussure e Roman Jakobson para os estudos linguísticos, nosso objetivo é realizar alguns apontamentos e comparações na obra dos dois autores. Buscamos explorar como o conceito saussuriano de valor e o conceito jacobiano de Poética podem ser aplicados à análise de textos da atualidade, como uma charge e um poema. Para tanto, debateremos a noção de valor no Curso de Linguiística Geral (1916), editado e publicado por Charles Bally e Albert Sechehaye, e nos manuscritos, organizados e editados por Simon Bouquet & Rudolf Engler (2002). Para dar conta do conceito de Poética proposto por Jakobson foram escolhidos dois textos para serem colocados em relação: Linguística e Poética (1963) e O que fazem os poetas com as palavras (1973).  

Biografia do Autor

  • Gabriela Rempel, Universidade Federal de Santa Maria
    Gabriela Rempel é publicitária formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é estudante de Mestrado em Estudos Linguísticos da mesma instituição.
  • Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria
    Cristiane Florek é formada em Letras pela Universidade Fderal de Pelotas. Atualmente, é estudante de Mestrado em Estudos Linguísticos da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O SENTIDO PARA SAUSSURE E JAKOBSON. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–37, 2014. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2006.. Acesso em: 14 ago. 2025.