A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA A PARTIR DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO OU LEGITIMAÇÃO DAS DIFERENÇAS?
Palavras-chave:
ensino superior, violência simbólica, diversificaçãoResumo
O presente artigo aborda a violência simbólica a partir das políticas de expansão e diversificação da educação superior. Através do conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, discutimos suas formas de efetivação nas relações sociais e de classes e seu uso como meio de reprodução das taxionomias vigentes. Fez-se uma reflexão sobre o papel educativo da universidade e as formas pelas quais a ideologia dominante vincula-se a violência simbólica como meio de afirmação e legitimação do controle social a partir das diferenciações socioculturais no ensino superior.
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Publicado
2014-11-11
Edição
Seção
ARTIGO ACADÊMICO
Como Citar
A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA A PARTIR DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO OU LEGITIMAÇÃO DAS DIFERENÇAS?. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 83–100, 2014. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/1997.. Acesso em: 14 ago. 2025.