A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA A PARTIR DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO OU LEGITIMAÇÃO DAS DIFERENÇAS?

Autores

  • Gizela Bastos da M. Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Rosivaldo Pereira de Almeida Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

ensino superior, violência simbólica, diversificação

Resumo

O presente artigo aborda a violência simbólica a partir das políticas de expansão e diversificação da educação superior. Através do conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, discutimos suas formas de efetivação nas relações sociais e de classes e seu uso como meio de reprodução das taxionomias vigentes. Fez-se uma reflexão sobre o papel educativo da universidade e as formas pelas quais a ideologia dominante vincula-se a violência simbólica como meio de afirmação e legitimação do controle social a partir das diferenciações socioculturais no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Rosivaldo Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Goiás
    Ciências Humanas - História - Educação - Movimentos Sociais

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA A PARTIR DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO OU LEGITIMAÇÃO DAS DIFERENÇAS?. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 83–100, 2014. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/1997.. Acesso em: 14 ago. 2025.