TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Lana Patrícia Trindade ueap

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva; Educação Inclusiva; Ferramentas Educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso das tecnologias assistivas - TA, como ferramenta de ajuda técnica necessária ao atendimento da pessoa com deficiência, sendo instituída pela portaria de nº 142 do Comitê de Ajuda Técnica – CAT, fruto de uma parceria entre sociedade civil e os órgãos da administração pública que tem como finalidade apresentar propostas de políticas governamentais para a área de tecnologia assistiva, orientando as diretrizes e atribuições do CAT. Tecnologia assistiva é a área do conhecimento que tem característica interdisciplinar, englobando produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que permitem a promoção da funcionalidade, relacionada à atividade e participação das pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida, permitindo autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. As TA podem contribuir no auxílio para a vida diária e prática, comunicação aumentativa e alternativa, auxílio para recursos que possam ampliar a informação para pessoas com baixa visão e cegos, além dos recursos de acessibilidade ao computador. Assim, direcionamos o recurso da TA para o campo educacional, buscando as ferramentas existentes no momento atual, assim como, examinando quais recursos de tecnologia assistiva podem ser utilizados pelos docentes para possibilitar a acessibilidade e acesso ao currículo escolar do aluno com deficiência. Posto isso, identificamos recursos que podem ser utilizados, em especial pela pessoa com deficiência visual, evidenciando o trabalho realizado pelo centro de apoio pedagógico à pessoa com deficiência visual no estado do Amapá. Para atender ao objetivo proposto realizou-se pesquisa bibliográfica e documental referendada por autores como Lakatos (2003) e Marconi (2003), além de sites como o portal do Ministério da Educação e outros direcionados a TA. Conclui-se que o recurso de tecnologia assistiva contribui para proporcionar a pessoa com deficiência maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social, por meio do desenvolvimento dos recursos da comunicação, mobilidade, habilidades de aprendizado e trabalho.

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Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 25, n. 01, p. 01–22, 2025. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12193.. Acesso em: 15 ago. 2025.