Dossiês na fila
Para o fim deste ano e o próximo, já temos dois dossiês a serem publicados. Um na temática indígena e outro com artigos de professores da Escola Odé Kayodê. Aguardem!!!
Saiba mais sobre Dossiês na filaTemporis
Para o fim deste ano e o próximo, já temos dois dossiês a serem publicados. Um na temática indígena e outro com artigos de professores da Escola Odé Kayodê. Aguardem!!!
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiês na filaO segundo número da Revista Temporis ação de 2025 será aberto pela Resenha da Obra de Marcelo Barros "Os segredos do nosso encanto- O que a fé cristã pode aprender com as espiritualidades indígenas e negras" realizado pela Profa. Joyce de Almeida Borges. Esta resenha apresenta elementos importantes sobre a religiosidade africana e indígena, no contexto da Teologia da Libertação, pensando as transformações ecumências crenças atuais e de como a religiosidade africana e indígena possui referenciais e marcadores importantes, essa reflexão vem de encontro ao que propomos na organização de um dossiê no segundo Volume da edição de (2025) que trata de questões ligadas a realidade dos povos quilombolas Kalunga-Go. O dossiê referente aos artigos publicados no "VI Encontro de pesquisas-diálogos, saberes e fazeres quilombolas Kalunga" foi pensando como fruto de experiências de pesquisa realizadas entre quilombolas e pesquisadores da região de Cerrado. Esse dossiê, trata de saberes ancestrais, o uso da água, as questões ambientais, políticas e culturais, além de estudos ligados á saúde das populações Kalunga. Vale a pena conferir todo o trabalho realizado. O evento aconteceu no primeiro semestre de 2025 e historicamente foi pensado por professores de renome no campo da Geografia, como a Profa. Maria Geralda de Almeida, Eguimar Felício, e outros participantes que contribuíram para a efetivação desta proposta oriundos principalmente da UEG e UNB. Confiram neste número os artigos e aproveitem em primeira mão as tessituras destas narrativas. A bonita imagem do dossiê foi realizada pela participante Yasmin, e mostra parte do cotidiano das mulheres negras kalunga as quais são protagonistas de textos no interior deste documento. As cores, as expressões corporais, a fartura, o contato com a natureza demarcam elementos essenciais ligados a estes povos.
Todo o conteúdo publicado na revista está licenciado como CC (creative Commons) Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License
ISSN digital 2317-5516 ISSN impresso 1518-6229 (válido até 2007)