OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Autores

  • Claudia do Carmo ROSA Universidade Estadual de Goiás
  • Byanca Teles da SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Izabella Cintra ALENCAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre os desafios de uma gestão escolar dentro de uma perspectiva democrática e participativa. Para tanto, fundamenta-se em autores referenciais em gestão escolar, como Libâneo (2008) e Luck (2009) no intuito de estabelecer reflexões sobre organização, gestão e cultura organizacional. Analisa as condições, os meios e os recursos necessários ao bom funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula que verberam na melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Este trabalho traz um relato de experiência sobre uma atividade realizada durante a disciplina de Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico ministrada em um curso de Pedagogia de Goiás, em 2018. Constata-se que ainda há instituições em que prevalece uma gestão fundamentada na hierarquia de cargos e funções. No entanto, há escolas que primam por uma gestão participativa e democrática. Além, considera-se que é imprescindível o papel dos gestores na melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Claudia do Carmo ROSA, Universidade Estadual de Goiás

    Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária da UEG de Porangatu. Área de atuação: Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação do IESA/UFG.

Downloads

Publicado

2020-06-11

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 01, p. 19, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9127.. Acesso em: 2 maio. 2025.