OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

  • Claudia do Carmo ROSA Universidade Estadual de Goiás
  • Byanca Teles da SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Izabella Cintra ALENCAR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre os desafios de uma gestão escolar dentro de uma perspectiva democrática e participativa. Para tanto, fundamenta-se em autores referenciais em gestão escolar, como Libâneo (2008) e Luck (2009) no intuito de estabelecer reflexões sobre organização, gestão e cultura organizacional. Analisa as condições, os meios e os recursos necessários ao bom funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula que verberam na melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Este trabalho traz um relato de experiência sobre uma atividade realizada durante a disciplina de Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico ministrada em um curso de Pedagogia de Goiás, em 2018. Constata-se que ainda há instituições em que prevalece uma gestão fundamentada na hierarquia de cargos e funções. No entanto, há escolas que primam por uma gestão participativa e democrática. Além, considera-se que é imprescindível o papel dos gestores na melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Claudia do Carmo ROSA, Universidade Estadual de Goiás

Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, na Unidade Universitária da UEG de Porangatu. Área de atuação: Didáticas, Práticas e Estágios em Geografia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação do IESA/UFG.

Publicado
2020-06-11
Seção
RELATO DE EXPERIÊNCIA