A ETNOMATEMÁTICA EM DOIS EVENTOS BRASILEIROS

MAPEANDO OS TRABALHOS E TECENDO COMPREENSÕES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um mapeamento de trabalhos que tratam do Programa Etnomatemática em alguns eventos brasileiros. Aqui, analisam-se resumos de trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática e do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, ocorridos entre os anos de 2000 e 2017, portanto, é um estudo de cunho bibliográfico. A análise dos dados foi realizada por meio de categorias, baseadas nas dimensões da Etnomatemática, em que se utilizou recursos da Análise de Conteúdo, indicando as unidades de registros e de contextos. Verificou-se o crescimento do Programa Etnomatemática com o passar dos anos, pois a quantidade de artigos apresentados nos congressos foi aumentando gradativamente. É apresentado um quadro compilando todos os trabalhos levantados no Encontro Nacional de Educação Matemática. Nesse evento, houve muitas publicações em relação aos povos indígenas e a quantidade de artigos de pesquisas foi bem superior ao de relatos de experiências. No Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, houve uma proporção bem maior de pesquisas teóricas em relação às de campo. De acordo com a análise dos títulos e resumos, os temas mais explorados foram: Ensino e Aprendizagem, no SIPEM; Pesquisas de campo e Ensino e Aprendizagem, no ENEM. A temática menos explorada nos dois eventos foi a Formação de Professores.

Biografia do Autor

Luara Laressa Ferreira dos Santos LIMA, Universidade Federal de Goiás

Graduada no curso de licenciatura em Matemática- IME-UFG, Especialista em Educação Matemática- IME-UFG, Mestra em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM-UFG. Professora na Prefeitura de Goiânia. Coordenadora do Instituto Kenedy de Pós-Graduação.

Karly Barbosa ALVARENGA, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Habilitação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Ciencias En Matemática Educativa pelo Centro de Investigacion En Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada Del Instituto Politécnico Nacional - MX (2006), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa -PT (2019). Trabalha na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino e em Aprendizagem e atua principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, modelagem, neuromatemática, pensamento avançado, materiais concretos. Está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFG. Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM)- UFG. Participa do Grupo de Investigações em Educação Matemática - UnB

Publicado
2021-06-09
Como Citar
LIMA, L. L.; ALVARENGA, K. A ETNOMATEMÁTICA EM DOIS EVENTOS BRASILEIROS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 21, n. 01, p. 29, 9 jun. 2021.
Seção
ARTIGO ACADÊMICO