EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E JOVENS NEGROS QUILOMBOLAS NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE

Autores

  • Luciana de Oliveira DIAS Universidade Federal de Goiás
  • Lucilene Santos ROSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/PÓSÁFRICA

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como a convivência e interações inter-raciais interferem na formação identitária de crianças e jovens oriundas de comunidades remanescentes de quilombos que estudam na Escola Estadual Elias Jorge Cheim, em Cavalcante. O intuito foi entender como acontecem e quais as questões étnico-raciais relevantes para a construção social em torno da negritude na escola pública pesquisada. Quanto aos caminhos metodológicos adotados, foram realizadas entrevistas com estudantes matriculados e com frequência regular em uma escola da zona urbana da cidade de Cavalcante, no estado de Goiás. Também foi considerada como metodologia do estudo uma revisão de literatura por meio de uma abordagem qualitativa, buscando em revistas científicas, livros e artigos publicados, em português, disponíveis on-line em bibliotecas virtuais tais como  SciELO, LILACS, além das revistas em repositórios, dentre outros. Foi feito também um estudo documental dos materiais didáticos e paradidáticos produzidos entre os anos de 1997 e 2017, para a apresentação de resultados analíticos e reflexivos sobre processos que envolvem a construção das identidades negras quilombolas positivadas de crianças e adolescentes quilombolas nas escolas da cidade.

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Publicado

2020-02-11

Edição

Seção

DOSSIÊ AFRICANIDADES BRASILEIRAS

Como Citar

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS E JOVENS NEGROS QUILOMBOLAS NO MUNICÍPIO DE CAVALCANTE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 24, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9009.. Acesso em: 2 maio. 2025.