O CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENA (CECI) DA ALDEIA TEKOA PYAU (JARAGUÁ - SÃO PAULO/SP): A CULTURA GUARANI NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES INDÍGENAS
Palavras-chave:
Educação indígena, Educação infantil escolar indígena, interculturalidade, povo e cultura guarani.Resumo
O presente trabalho teve como análise, narrativas e informações coletadas por meio de entrevistas e de observação, onde examinou o trabalho realizado pelos educadores do CECI-Jaraguá (Centro de Educação e Cultura Indígena; escola pertencente à rede de ensino do município de São Paulo). As reflexões realizadas com base nos dados tiveram como referência o fato de que tal centro educacional é um instrumento para o fortalecimento da cultura tradicional Guarani, transformando em conteúdo escolar a sua cosmologia e os costumes decorrentes do modo de vida, além da valorização do conhecimento dos mais velhos da aldeia. A presença da escola na comunidade também se justifica pela necessidade, de os indígenas compreenderem o mundo dos Juruá (não indígenas). Verificou-se que os processos de preservação dos costumes e crenças levados adiante em uma instituição (a escola); que não faz parte da cultura Guarani, visto que a educação das crianças foi historicamente promovida na interação e integração delas nas atividades dos adultos, evidencia a transformação tanto da tradição como da escola, sem que isso signifique a perda da identidade cultural. Por essa razão, o conceito de fronteira de Fredrik Barth, foi fundamental na interpretação dos dados.