O CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENA (CECI) DA ALDEIA TEKOA PYAU (JARAGUÁ - SÃO PAULO/SP): A CULTURA GUARANI NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES INDÍGENAS

Autores

  • Chirley Maria de Souza Almeida Santos

Palavras-chave:

Educação indígena, Educação infantil escolar indígena, interculturalidade, povo e cultura guarani.

Resumo

O presente trabalho teve como análise, narrativas e informações coletadas por meio de entrevistas e de observação, onde examinou o trabalho realizado pelos educadores do CECI-Jaraguá (Centro de Educação e Cultura Indígena; escola pertencente à rede de ensino do município de São Paulo). As reflexões realizadas com base nos dados tiveram como referência o fato de que tal centro educacional é um instrumento para o fortalecimento da cultura tradicional Guarani, transformando em conteúdo escolar a sua cosmologia e os costumes decorrentes do modo de vida, além da valorização do conhecimento dos mais velhos da aldeia. A presença da escola na comunidade também se justifica pela necessidade, de os indígenas compreenderem o mundo dos Juruá (não indígenas). Verificou-se que os processos de preservação dos costumes e crenças levados adiante em uma instituição (a escola); que não faz parte da cultura Guarani, visto que a educação das crianças foi historicamente promovida na interação e integração delas nas atividades dos adultos, evidencia a transformação tanto da tradição como da escola, sem que isso signifique a perda da identidade cultural. Por essa razão, o conceito de fronteira de Fredrik Barth, foi fundamental na interpretação dos dados.

Biografia do Autor

  • Chirley Maria de Souza Almeida Santos
    Coordenadora pedagógica no Centro de Cultura Indígena Jarguá (CECI), pertencente à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

O CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENA (CECI) DA ALDEIA TEKOA PYAU (JARAGUÁ - SÃO PAULO/SP): A CULTURA GUARANI NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES INDÍGENAS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 99–111, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6820.. Acesso em: 1 maio. 2025.