“PELES DE IMAGENS” DE DAVI KOPENAWA E BRUCE ALBERT: UM ATO DE DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA RUMO A DECOLONIALIDADE DA HISTÓRIA INDÍGENA YANOMAMI

Autores

  • Roberta Caiado de Castro Oliveira Faculdade de Direito - Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Goiás
  • Karla Alessandra Alves de Souza de Ferrreira Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Epistemologias indígenas, Interculturalidades, Decolonialidade

Resumo

Analiso aqui o processo de escrita do livro A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, ou seja, o diálogo entre o indígena e o etnógrafo, problematizando a passagem do conhecimento oral do povo Yanomami para a escrita colaborativa e dialógica com Albert, destacando a ruptura da relação de subordinação do indígena na comunicação intercultural. Este livro, composto de relatos autobiográficos e reflexões xamânicas, está escrito na primeira pessoa, a pessoa que com vigor e inspiração carrega a voz de Davi Kopenawa. No entanto, essa primeira pessoa contém assumidamente um duplo “eu”. Esse livro nasceu de um projeto de colaboração situado na interseção, imprevisível e frágil, de dois universos culturais, por meio de um exercício violento de uma transposição de linguagem oral para o escrito. Essa análise busca problematizar a apropriação da narrativa escrita feita por Kopenawa para transmitir a localização geo-corpo-política de outras formas de pensar, conhecer e significar o mundo. Nesta direção, esse artigo se fundamenta nas perspectivas teóricas decoloniais latino-americanas. Essa adaptação por meio da pele de papel feita por Kopenawa e Albert num “pacto etnográfico”, tira o povo yanomami do passado cristalizado onde é situado pela visão eurocêntrica de mundo. Busco, assim, apontar como o livro A Queda do Céu se apresenta como uma desobediência epistêmica de ruptura possível da subalternização do conhecimento indígena, como um exercício de decolonialidade.

Biografia do Autor

  • Roberta Caiado de Castro Oliveira, Faculdade de Direito - Universidade Federal de Goiás - UFG - Regional Goiás

    Gestora Ambiental e Técnica em Mineração pelo Instituto Federal de Goiás - IFG

    Especialista em Agroecologia e Educação do Campo pela Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Graduanda em Direito - Faculdade de Direito - Universidade Federal de Goiás-UFG - Campus Cidade de Goiás

    Colaboraqdora - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo-Gwatá - Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Cora Coralina

  • Karla Alessandra Alves de Souza de Ferrreira, Faculdade de História - Universidade Federal de Goiás - UFG

    Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

    Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania ministrada pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

    Mestranda em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

     

     

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

“PELES DE IMAGENS” DE DAVI KOPENAWA E BRUCE ALBERT: UM ATO DE DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA RUMO A DECOLONIALIDADE DA HISTÓRIA INDÍGENA YANOMAMI. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 172–196, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6810.. Acesso em: 1 maio. 2025.