TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CAPITAL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O CURRÍCULO ESTRANHADO DA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Trabalho - Educação - Currículo estranhado

Resumo

A escola no contexto do capitalismo, de forma geral, tem assumido uma configuração específica de acordo com o sistema metabólico vigente. Entende-se que a educação é um complexo de extrema importância para produção e reprodução da sociedade, portanto cada escola produz e reproduz um tipo de humanidade produzida historicamente pelo conjunto dos homens. Este trabalho ocupa-se de questionar criticamente aspectos do currículo oculto desta escola situada no contexto do capitalismo brasileiro. No contexto do capitalismo, Marx caractriza o trabalho como estranhado/ alienado que produz formas de sociabilidades também semelhantes a esta condição de alienação e estranhamento. Nesta direção, a escola enquanto instituição fundada e situada numa sociedade capitalista pode romper com tais condições? As práticas escolares de realização do currículo oculto permanecem estranahadas? Este artigo visa um outro olhar fundamentado no materialismo histórico-dialético sobre as atividades festivas da escola. Sem perceber, a escola reproduz a lógica do capital.

Biografia do Autor

  • Érico Ricard Mota, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Cursou Ciências Sociais e Letras na mesma Universidade sem concluí-los. Fez aprofundamento de estudos em Educação de Jovens e Adultos(UFC). Especialista em Gestão Escolar(UECE) e Mídias da Educação(UFC). Atualmente, professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Kildilene Carvalho Matos Mota, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015).  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

ENSAIO

Como Citar

TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CAPITAL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O CURRÍCULO ESTRANHADO DA ESCOLA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 237–255, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6682.. Acesso em: 1 maio. 2025.