HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017)
Palavras-chave:
BNCC, História Indígena, Diversidade CulturalResumo
O objetivo principal deste artigo constitui-se em investigar o tratamento dado à história indígena e à diversidade cultural nas primeiras fases de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em andamento desde 2015. Pretendemos analisar o texto preliminar da BNCC, sua avaliação pelos leitores críticos e as sugestões enviadas pelos diversos atores brasileiros, do contexto educacional e da sociedade como um todo, ao Portal da Base, além de verificar como estas ponderações incidiram sobre o texto revisado da segunda versão e, por fim, debater, de maneira comparativa, as duas versões com estudantes indígenas do Curso de Educação Intercultural Indígena (CEII) da UFG. Detivemo-nos nas contribuições efetivadas pelos proponentes do estado de Goiás em função do exercício profissional dos autores deste artigo (Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás). Enquanto a BNCC preliminar propunha ampliar o conhecimento das culturas indígenas, na BNCC revisada percebemos um recuo nesta proposta. A ênfase recai sobre os direitos adquiridos pelos povos indígenas na contemporaneidade em detrimento do passado indígena, essencial na composição cultural brasileira.