HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017)

  • Elias Nazareno Universidade Federal de Goiás
  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo UEG
Palavras-chave: BNCC, História Indígena, Diversidade Cultural

Resumo

O objetivo principal deste artigo constitui-se em investigar o tratamento dado à história indígena e à diversidade cultural nas primeiras fases de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em andamento desde 2015. Pretendemos analisar o texto preliminar da BNCC, sua avaliação pelos leitores críticos e as sugestões enviadas pelos diversos atores brasileiros, do contexto educacional e da sociedade como um todo, ao Portal da Base, além de verificar como estas ponderações incidiram sobre o texto revisado da segunda versão e, por fim, debater, de maneira comparativa, as duas versões com estudantes indígenas do Curso de Educação Intercultural Indígena (CEII) da UFG. Detivemo-nos nas contribuições efetivadas pelos proponentes do estado de Goiás em função do exercício profissional dos autores deste artigo (Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás). Enquanto a BNCC preliminar propunha ampliar o conhecimento das culturas indígenas, na BNCC revisada percebemos um recuo nesta proposta. A ênfase recai sobre os direitos adquiridos pelos povos indígenas na contemporaneidade em detrimento do passado indígena, essencial na composição cultural brasileira. 

Biografia do Autor

Elias Nazareno, Universidade Federal de Goiás
Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás no Programa de Pós-graduação em História e no Curso de Educação Intercultural para a formação de Professores Indígenas da UFG, Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFG, Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Diversidade/Capes da UFG e Coordenador do Grupo de Pesquisa, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Ordália Cristina Gonçalves Araújo, UEG
Professora do Departamento de História UEG Jussara e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
NAZARENO, E.; ARAÚJO, O. HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 18, n. 1, p. 35-60, 4 jul. 2018.
Seção
DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA