HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017)

Autores

  • Elias Nazareno Universidade Federal de Goiás
  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo UEG

Palavras-chave:

BNCC, História Indígena, Diversidade Cultural

Resumo

O objetivo principal deste artigo constitui-se em investigar o tratamento dado à história indígena e à diversidade cultural nas primeiras fases de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em andamento desde 2015. Pretendemos analisar o texto preliminar da BNCC, sua avaliação pelos leitores críticos e as sugestões enviadas pelos diversos atores brasileiros, do contexto educacional e da sociedade como um todo, ao Portal da Base, além de verificar como estas ponderações incidiram sobre o texto revisado da segunda versão e, por fim, debater, de maneira comparativa, as duas versões com estudantes indígenas do Curso de Educação Intercultural Indígena (CEII) da UFG. Detivemo-nos nas contribuições efetivadas pelos proponentes do estado de Goiás em função do exercício profissional dos autores deste artigo (Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás). Enquanto a BNCC preliminar propunha ampliar o conhecimento das culturas indígenas, na BNCC revisada percebemos um recuo nesta proposta. A ênfase recai sobre os direitos adquiridos pelos povos indígenas na contemporaneidade em detrimento do passado indígena, essencial na composição cultural brasileira. 

Biografia do Autor

  • Elias Nazareno, Universidade Federal de Goiás
    Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás no Programa de Pós-graduação em História e no Curso de Educação Intercultural para a formação de Professores Indígenas da UFG, Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFG, Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Diversidade/Capes da UFG e Coordenador do Grupo de Pesquisa, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo, UEG
    Professora do Departamento de História UEG Jussara e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

HISTÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2017). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 35–60, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6658.. Acesso em: 1 maio. 2025.