HISTÓRIA INDÍGENA EM PERSPECTIVA: REPRESENTAÇÕES NEOTOMISTAS AINDA PRESENTES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • kenia gusmão medeiros IF Goiano/UFG
  • Alvaro Ribeiro Regiani UEG/UnB

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, . Neo-tomismo, Indígenas, Ensino, Professores.

Resumo

: A partir de 1507, a Igreja Católica promoveu diversos concílios para debater a alma das “novas” nações da América. A expansão da cristandade e da Cora espanhola esbarrava nos dilemas da integração ou escravização. Não houve nesses debates um consenso imediato. Um grupo propunha a incorporação desses povos à respública christiana de forma pacífica, outro recomendava domesticar os corpos por meio da “conquista espiritual”, fazendo valer a antiga doutrina da “guerra justa”. Apesar das divergências, foi se constituindo um acordo de reconhecimento da alma ameríndia, designada entre a “infantilidade” como defendia Las Casas e a “boçalidade” como argumentou Sepúlveda. A repercussão do debate intelectual entre Las Casas e Sepúlveda permitiu uma re-avaliação da filosofia de São Tomás de Aquino, a época, considerada um dogma. Diante desse cenário, Francisco Vitória propôs à instituição do direito natural como princípio jurídico para tutelar os ameríndios. O objetivo desse texto é demonstrar como essas ideias ainda permanecem como referencias para a compreensão histórica atual dos indígenas. Contemporaneamente, se representam os indí

Biografia do Autor

  • kenia gusmão medeiros, IF Goiano/UFG
    Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora do IF Goiano.
  • Alvaro Ribeiro Regiani, UEG/UnB
    Mestrando em História pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

DOSSIÊ LEI 11.645/08 HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA

Como Citar

HISTÓRIA INDÍGENA EM PERSPECTIVA: REPRESENTAÇÕES NEOTOMISTAS AINDA PRESENTES NO ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 61–79, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/6653.. Acesso em: 1 maio. 2025.