ARTE E ARQUEOLOGIA COMO PROJETO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
arqueologia, arte, educação, patrimônioResumo
Este artigo procura apresentar uma estratégia de educação patrimonial envolvendo a arqueologia da Amazônia com a arte, partindo do procedimento comum na arqueologia que é o desenho técnico de artefatos como, cerâmica, material lítico e biológico. Iniciamos com uma introdução sobre a Amazônia pré-colonial e as pesquisas arqueológicas na área, principalmente as que envolvem educação patrimonial em comunidades nos espaços atingidos por escavações e intervenções de empreiteiras, seguimos com um relato de experiência no laboratório de arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, com desenhos técnicos de material cerâmico da cultura Konduri, da tradição inciso-ponteado, coletados no sítio PA-OR-125 Greig II, e discutimos estratégias pedagógicas envolvendo a prática do desenho, pintura e até modelagem como possíveis projetos educacionais em escolas de ensino básico. Entendemos que esta é uma estratégia válida, que propicia uma relação mais próxima com o patrimônio material e a conexão deste com o patrimônio imaterial na Amazônia brasileira, atingindo principalmente o objetivo educacional nacional de se trabalhar com culturas indígenas no ambiente escolar. Observamos que é possível extrapolar disciplinas como história e arte para o ensino de biologia, matemática e geografia, sendo uma estratégia completamente interdisciplinar que pode envolver muitas atividades escolares durante todo o ano letivo, estimulando o pensamento crítico e o fim de estereótipos em relação aos povos indígenas.Downloads
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Publicado
2018-02-09
Edição
Seção
ARTIGO ACADÊMICO
Como Citar
ARTE E ARQUEOLOGIA COMO PROJETO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 56–74, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5847.. Acesso em: 2 maio. 2025.