HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR
Palavras-chave:
Artes Visuais, Ensino de Artes, QuadrinhosResumo
Este artigo apresenta um relato a respeito do Ensino de Histórias em Quadrinhos – HQs, realizado no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes - CArtes da Universidade Regional do Cariri - URCA. Entende-se que História em Quadrinhos é uma linguagem artística das Artes Visuais e, como tal, devem ser possibilitadas oportunidades para seus egressos experimentarem a leitura, a contextualização e a produção de quadrinhos na formação inicial do artista/professor/pesquisador. Descreve-se uma experiência de ensino que toma como referência a Abordagem Triangular para o ensino das Artes Visuais (BARBOSA, 2009), proposta que permitiu debater desde a história do surgimento dos quadrinhos, até discussões e experimentações de criação de HQs em diversos gêneros e formatos, além da realização de leitura e análise de diferentes exemplares de HQs. Busca-se despertar a curiosidade dos alunos ao trazer elementos da cultura visual, como produções cinematográficas para discussão em sala de aula e confronta-se, ainda, com bibliografias sobre a definição e construção de quadrinhos. Conclui-se que experiências assim podem contribuir para a valorização dos quadrinhos como Arte dentro do ambiente acadêmico e fomentar a compreensão e a possibilidade de ter-se a linguagem dos quadrinhos no ensino de Artes Visuais em todos os níveis da educação básica.Downloads
Publicado
2016-10-11
Edição
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Como Citar
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 135–149, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4695.. Acesso em: 23 maio. 2025.