HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR

Autores

  • Fábio Tavares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriana de Sá Leite de Brito Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Artes Visuais, Ensino de Artes, Quadrinhos

Resumo

Este artigo apresenta um relato a respeito do Ensino de Histórias em Quadrinhos – HQs, realizado no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes - CArtes da Universidade Regional do Cariri - URCA. Entende-se que História em Quadrinhos é uma linguagem artística das Artes Visuais e, como tal, devem ser possibilitadas oportunidades para seus egressos experimentarem a leitura, a contextualização e a produção de quadrinhos na formação inicial do artista/professor/pesquisador. Descreve-se uma experiência de ensino que toma como referência a Abordagem Triangular para o ensino das Artes Visuais (BARBOSA, 2009), proposta que permitiu debater desde a história do surgimento dos quadrinhos, até discussões e experimentações de criação de HQs em diversos gêneros e formatos, além da realização de leitura e análise de diferentes exemplares de HQs. Busca-se despertar a curiosidade dos alunos ao trazer elementos da cultura visual, como produções cinematográficas para discussão em sala de aula e confronta-se, ainda, com bibliografias sobre a definição e construção de quadrinhos.  Conclui-se que experiências assim podem contribuir para a valorização dos quadrinhos como Arte dentro do ambiente acadêmico e fomentar a compreensão e a possibilidade de ter-se a linguagem dos quadrinhos no ensino de Artes Visuais em todos os níveis da educação básica.

Biografia do Autor

  • Fábio Tavares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestrando em Artes no curso de Mestrado Profissional Em Ensino De Artes - ProfArtes/Cchl/Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA (2012). Professor de Artes da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha-CE. Foi professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA de 2013 à 2016. Realiza estudos e pesquisas sobre Ensino de Artes Visuais e ensino de histórias em quadrinhos.
  • Adriana de Sá Leite de Brito, Universidade Federal do Ceará
    Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA - Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE. Possui graduação em Design - Moda pela Universidade Federal do Ceará (2014). Foi professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri - URCA de 2015 à 2016. Especialidade em expressões artísticas contemporâneas, explorando o espaço e planejamento Bidimensional e Tridimensional. 

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 135–149, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4695.. Acesso em: 23 maio. 2025.