A CONSTITUIÇÃO DA IRONIA NO GÊNERO TIRA: UMA ANÁLISE NO CADERNO EDUCACIONAL

Autores

  • Janete Abreu Holanda

Palavras-chave:

, Ironia, Polifonia, Tiras.

Resumo

Propomos uma pesquisa no gênero tira por acreditarmos que ele possui aspectos diferenciados de outros gêneros, por isso a leitura dele deve ser diferenciada. Nossa grande inquietação é quanto ao processo de ensino de leitura nos livros didáticos com esse gênero. Por isso, achamos necessário saber como os autores, nas atividades sobre leitura, no gênero tira, propõem para o sujeito aluno a compreensão e constituição da ironia. Para analisarmos isso, escolhemos somente um material didático: “Caderno Educacional”/Seduce do quinto ano, porque é nele que encontramos atividades de estudo do nosso objeto de pesquisa. Portanto, pretendemos realizar esta pesquisa, com o intuito maior de apresentar algumas reflexões sobre como é abordado o procedimento irônico nas propostas de leitura do gênero tira nesse material didático. Para fundamentarmos a nossa pesquisa, acreditamos que o referencial teórico dos seguintes autores como Bakhtin (2003), Brait (1996), Hutcheon (2000), Orlandi (2005/2012) possam contribuir no desenvolvimento do nosso trabalho. Por meio da análise realizada do capítulo sobre tiras, pudemos perceber que os autores acabam fragmentando o que se deve apreender na construção da interpretação das tiras, além disso, o aluno leitor não é levado a perceber, durante a leitura, o seu conhecimento prévio para realizar inferências, relacionar diferentes linguagens do texto, o processo polifônico da linguagem e tirar conclusões na única atividade proposta sobre a ironia.

Biografia do Autor

  • Janete Abreu Holanda

    Professora de Linguística na UEG e doutorando na área de análise do Discurso

Downloads

Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

A CONSTITUIÇÃO DA IRONIA NO GÊNERO TIRA: UMA ANÁLISE NO CADERNO EDUCACIONAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 97–108, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4675.. Acesso em: 14 ago. 2025.