A CONSTITUIÇÃO DA IRONIA NO GÊNERO TIRA: UMA ANÁLISE NO CADERNO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
, Ironia, Polifonia, Tiras.Resumo
Propomos uma pesquisa no gênero tira por acreditarmos que ele possui aspectos diferenciados de outros gêneros, por isso a leitura dele deve ser diferenciada. Nossa grande inquietação é quanto ao processo de ensino de leitura nos livros didáticos com esse gênero. Por isso, achamos necessário saber como os autores, nas atividades sobre leitura, no gênero tira, propõem para o sujeito aluno a compreensão e constituição da ironia. Para analisarmos isso, escolhemos somente um material didático: “Caderno Educacional”/Seduce do quinto ano, porque é nele que encontramos atividades de estudo do nosso objeto de pesquisa. Portanto, pretendemos realizar esta pesquisa, com o intuito maior de apresentar algumas reflexões sobre como é abordado o procedimento irônico nas propostas de leitura do gênero tira nesse material didático. Para fundamentarmos a nossa pesquisa, acreditamos que o referencial teórico dos seguintes autores como Bakhtin (2003), Brait (1996), Hutcheon (2000), Orlandi (2005/2012) possam contribuir no desenvolvimento do nosso trabalho. Por meio da análise realizada do capítulo sobre tiras, pudemos perceber que os autores acabam fragmentando o que se deve apreender na construção da interpretação das tiras, além disso, o aluno leitor não é levado a perceber, durante a leitura, o seu conhecimento prévio para realizar inferências, relacionar diferentes linguagens do texto, o processo polifônico da linguagem e tirar conclusões na única atividade proposta sobre a ironia.