A PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Wanderley Moura Rezende Universidade Federal Fluminense / Professor Associado IV

Palavras-chave:

histórias em quadrinhos, ensino de matemática, resolução de problemas, aprendizagem, formação de professores.

Resumo

É notória a importância do uso de histórias em quadrinhos no processo de alfabetização e no aprendizado da Língua Portuguesa. O uso deste recurso além de estimular os alunos no seu processo de aprendizagem, auxilia efetivamente na compreensão dos tópicos específicos ensinados nesta disciplina escolar. Diante disso surge uma questão natural: poderia ser esse recurso utilizado no ensino da Matemática? Pensamos que sim. Acreditamos que o uso desta mídia associada à resolução de problemas pode ser um excelente recurso para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Assim, com essa perspectiva, desenvolveu-se no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID de uma Instituição Federal de Ensino Superior o projeto Histórias em Quadrinhos no Ensino de Matemática, cujo desenvolvimento foi imaginado em cinco etapas: mapeamento e a construção de um catálogo de histórias em quadrinhos potenciais para o ensino de matemática; elaboração de questões a partir de histórias em quadrinhos selecionadas; criação dos nossos personagens; elaboração de problemas e soluções matemáticas em formato de histórias em quadrinhos usando nossos personagens. Neste artigo apresentaremos as etapas já realizadas neste projeto, o material didático elaborado, as experiências realizadas com sua produção, bem como a avaliação dos bolsistas que participaram de todo o processo.

Biografia do Autor

  • Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense / Professor Associado IV

    Departamento de Matemática Aplicada

    Educação Matemática

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Publicado

2016-10-11

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Como Citar

A PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 353–367, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4668.. Acesso em: 19 set. 2024.